segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Moonlight: o texto da nova “promessa de não processar” da Microsoft e remoção de código GPL do mesmo

Temos duas noticias em um mesmo post. Originalmente vindo de: http://br-linux.org/2009/moonlight-o-texto-da-nova-promessa-de-nao-processar-da-microsoft/



Em setembro fomos informados de uma promessa pública da Microsoft de não processar por patentes pelo uso, nos termos da promessa, de alguns pafrões implementados no Mono.
Agora há uma nova promessa, cobrindo o Moonlight 3 e 4. O tema me interessa pouco, pois não sou usuário destes produtos, por isso vou me limitar a traduzir a notícia do LWN a respeito:
Para os curiosos, a Microsoft publicou um novo “compromisso de não processar” cobrindo o Moonlight 3 e 4. Ainda é bastante estreito. “A Microsoft, em seu nome e no de suas subsidiárias, neste ato se compromete a não processar Usuários Finais (…) por conta de seu uso de implementações do Moonlight na forma originalmente provida pela Novell (…) mas apenas caso estas Implementações do Moonlight sejam usadas como ‘Conforming Runtimes’.


A Microsoft também pode descontinuar a qualquer momento. (via lwn.net)
O texto original diz o seguinte:
Promessa para os usuários finais de Moonlight 3 e 4


Microsoft, em nome de si mesma e de suas subsidiárias, convenientemente decide não processar os usuários finais por violação sob Necessary Claims da Microsoft e suas subsidiárias em razão da utilização do Moonlight pelos usuários finais.  Implementações provida inicialmente pela Novell, durante o prazo e, se for caso disso, a extensão ou extensão pós-período, mas apenas na medida em que tais  Implementações do Moonlight são usados como Conforming Runtimes. As promessas anteriores devem sobreviver a rescisão do acordo, mas somente quanto à específica cópias de tais implementações distribuídas do Moonlight durante o prazo, e se for o caso, a extensão ou Pós-extensão do período. 




A Microsoft se reserva o direito de atualização (incluindo interromper) a promessa anterior com os termos do Novo Acordo de Colaboração entre Moonlight Novell e Microsoft, que foi publicamente anunciada em ou acerca de 17 de dezembro de 2009 (o "Contrato"), porém, a promessa anterior continuará para as cópias específicas da Implementação do Moonlight originalmente fornecido pela Novell e distribuídos antes de qualquer atualização tal. 


Todos os direitos não expressamente concedidos pela promessa corrente  são reservados à Microsoft. Não há direitos adicionais (incluindo todas as licenças implícitas, convênios, lançamentos, ou outros direitos) são concedidas por implicação, impedimento ou outra forma, incluindo quaisquer direitos sob qualquer  patentes adicionais da Microsoft e não sem direito a qualquer tecnologia incluídos nessa Implementação do Moonlight , mesmo se tecnologias adicionais relacionadas ou de habilitação (por exemplo, sistemas operacionais, navegadores da web, ou outras plataformas tecnologicas) são obrigados a usar a Implementação do Moonlight.

 A Microsoft não é vinculada, nem concede quaisquer direitos a proteção,  licenças de terceiros com relação  com as Implementações do Moonlight (por exemplo, todas as versões a Licença Pública Geral - GPL).




Se acharem estranha a tradução é porque revisei pouco a tradução feita pelo Google :P




Outra notícia curiosa vem do site: http://boycottnovell.com/2009/12/24/monodevelop-removes-gpl-code/ aonde afirmam que estão substituindo todo código GPL por outros sob a licença GPL e MIT X11 no Mono, o que pode permitir fechar o código a qualquer momento. Pelo jeito ainda vai rolar muita teoria da conspiração pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário