sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Problemas com teclado numérico no Ubuntu 9.04



Mais um Copy & Paste vindo do site: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20091218.php



Alguns meses atrás, o teclado numérico de meu computador de casa, rodando Ubuntu 9.04, parou de funcionar quando eu migrei do KDE para o Gnome. Por mais que eu procurasse, eu não descobria o erro e então concluí que devia ser um problema do próprio teclado. Comprei um novo e o problema continuou. Pesquisando melhor, descobri que não era problema do teclado e sim uma característica (bug?) do Gnome que, por default, atribuía funções do mouse (mover o cursor para cima, para baixo e para os lados), ao teclado numérido. Eu bem que havia notado algo do tipo durante minhas investigações mas não liguei uma coisa com a outra.
Para resolver este problema, vá até a janela de configuração das preferências do mouse (Sistema -> Preferências -> Teclado). Selecione então o submenu Teclas do Mouse. A opção Permitir controlar o ponteiro usando o teclado deve ser desabilitada, conforme indicado na figura abaixo.


Só uma coisa para adicionar. Esse comportamento já encontrei no Karmic Koala e, de vez em quando, fica me incomodando e o link original já é do Hardy Heron. Uma coisa que já conhecia já a alguns anos e que vale a pena divulgar ;)

3 comentários:

  1. Excelente. Estava procurando há dias uma solução pro problema no meu Debian - Squeeze. Acho que foi alguma atualização nele que fez com que alterasse essa opção. Também pensei que fosse hardware devido a ter trocado de MB. Mas até que enfim, só com esse procedimento simples (até cheguei a essa tela durante minhas investigações, mas não deduzi que justamente essa opção faria toda a direfença, fiz até alteração de modelo de teclado, mas sem sucesso). Obrigado pela preciosa dica. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica!! Ajudou muito!!

    ResponderExcluir