domingo, 14 de fevereiro de 2010

Microsoft vai travar guerra contras cópias piratas do Windows 7

É mais um copy & paste do http://blogando-noticias.blogspot.com/2010/02/microsoft-vai-travar-guerra-contras.html que veio originalmente de http://super.abril.com.br/blogs/rebit/ cujo o original em inglês vem de http://www.informationweek.com/news/windows/operatingsystems/showArticle.jhtml?articleID=222900212. Esta notícia interessa mais quem conseguiu o Windows 7 pelos camelôs da Uruguaiana, do Info Centro ou conseguiu pelo submundo da rede.





A partir da próxima terça-feira (16/02 em pleno Carnaval), a Microsoft vai distribuir via internet uma atualização que ataca as cópias piratas do Windows 7. O treco se chama Windows Activation Technologies Update, e chega automaticamente ao computador. Ele só será instalado se você der OK(Semelhante ao WGA do XP que só instala se quiser) - coisa que, naturalmente, a maioria das pessoas vai fazer(Atualizações automáticas ativada aonde instala sem perguntar). A Microsoft jura que o update não vai detonar as cópias piratas. Só ficar mostrando alertas para alertar (e irritar) o usuário. Será? Ela enfrentou os piratas do Vista, anos atrás, com o desagradável "modo de funcionalidade reduzida": que fazia o PC se desconectar da web a cada 60 minutos. Então fica o alerta. Se você aquele seu amigo está rodando Windows 7 pirata, cuidado... Que tal aproveitar o ensejo para sair do crime - e mudar para o Ubuntu Linux?


Terminando o Copy & Paste, vamos para mais detalhes sobre o Patch retirado do site original. Ele será, inicialmente, instalado nas cópias do Home Premium, Professional, Ultimate e Enterprise do Windows 7 via Windows Update a partir desta semana, mais especificamente no meio do nosso Carnaval aqui no Brasil. Ou seja, se deixou o seu computador ligado enquanto viaja para baixar aquele filme ou software que está procurando a muito tempo e o seu Windows 7 for pirata com as atualizações automáticas ativada, provavelmente vai ter uma pequena dor de cabeça na quarta-feira de cinzas, ao voltar de viagem.
Para usuários corporativos uma boa notícia: Ele não será disponibilizado pelo WSUS. Mas caso algum administrador de TI resolva importar esta atualização, pode fazer pelo Windows Update Catalog


Então, o melhor para fazer, por medida de segurança, é configurar o Windows Update para avisar quando tem novas atualizações antes mesmo de baixar. Assim vai dar tempo de escolher o que baixar ou não. Se a sua cópia for original, pode instalar o patch sem problemas já que "quem não deve não teme". Mas, conhecendo o passado de problemas que o WGA proporcionou no XP em algumas cópias do Windows original, será que vale a pena instalar algo que incomoda mais do que ajuda?


Neste caso, uma boa alternativa, é partir para umas das diversas alternativas que existem que é usar o Linux. Mas especificamente a sugestão do artigo do Rebit: O Ubuntu que é uma excelente opção já que não reclama se é pirata por ser software livre e pode distribuir para os seus amigos sem ter a preocupação de estar na ilegalidade já que copiar é permitido. E é de fácil utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário