quarta-feira, 2 de junho de 2010

Microsoft responde sobre a eliminação do Windows por parte do Google

Notícia retirada, mais uma vez, do Slashdot: http://apple.slashdot.org/story/10/06/02/2218231/Microsoft-Talks-Back-To-Googles-Security-Claims?from=twitter


No post anterior, vimos que o Google está eliminando o uso interno do Windows devido aos problemas de segurança. Agora, incomodada, a Microsoft responde de volta afirmando que os produtos deles são os mais seguros, bem mais que os produtos do Google e da Apple. Como aqui é um lugar democrático, vou deixar a tradução do post vindo deste link: http://windowsteamblog.com/windows/b/bloggingwindows/archive/2010/06/01/windows-and-security-setting-the-record-straight.aspx


Hovue uma certa cobertura ontem a noite sobre a segurança do Windows e se deve ou não a uma empresa em particular que está reduzindo o uso do Windows. Nós achamos que é uma boa oportunidade de mostrar os fatos corretos.


Tem uma certa ironia que é difícil de ignorar. Para os iniciantes, verifica esta história do Mashable a alguns meses atrás quando foi noticiado que a Universidade de Yale suspendeu a migração para o Gmail (e a sua migração para o pacote do Google Apps para Educação) citando tanto problemas de segurança e privacidade.


O artigo do Financial Times diz que:


Windows é conhecido por ser mais vulnerável ao ataques por hackers e mais suscetível a vírus de computadores que os outros sistemas.


Os fatos não confirmam a afirmação.


Quando se trata de segurança, até mesmo os hackers admitem que nós estamos fazendo um ótimo trabalho fazendo nossos produtos mais seguros que qualquer outro. E não é apenas os hackeres; terceiros com muita influência e lideres da indústria como a Cisco nos dizer com regularidade que o nosso foco e investimento continua a superar os outros.


Um artigo de hoje da InfoWorld  discute como Macs estão sob ataque por malware de alto risco - o artigo passa a perguntar se é um sinal do futuro dos fatos que virão para Apple e segurança. A Microsoft faz da segurança de nossos clientes uma grande prioridade. Aqui estão alguns exemplos das coisas que estamos focados em ajudar a deixar os nossos clientes mais seguros:



  •  Nós enviamos atualizações de software e de segurança para nossos clientes assim que possível pelo Windows Update e Microsoft Update para deixar nossos clientes seguros
  •  Nós recomendamos que nossos clientes ative as Atualizações Automática para garantir que eles estão protegidos dos ataques.
  •  Com Windows 7, nós adicionamos melhorias para o BitLocker para encriptação do disco (nós tambem introduzimos o BitLocker-to-Go para os dispositivos usb externos), e adicionado melhorias no Firewall do Windows para melhor proteção.
  • O Widnows 7 tem o Contrle dos Pais que pode ser combinado com o Windows Live Family Safety para criar uma experiência mais segura no PC para as crianças.
  •  Windows 7 vem com Internet Explorer 8 que inclui o Filtro SmartScreen que já provou o seu sucesso aqui e novamente aqui.
  • E o Windows 7 também utiliza o Adress Space Layout Randomization (ASLR) como tambem para misturar os dados na memória.



Para mais sobre a Microsoft e nosso investimento em segurança, eu sugiro ler o Blog da Microsoft Security Development Lifecycle


Bom, agora já disponibilizei a opinião do outro lado. Mas todo mundo sabe que o Windows é bem inseguro. tanto que não me atrevo a acessar o banco de Lan Houses já que a maioria utiliza Windows aonde todos põem a mão ou quando recebo várias mensagens de virus vindo de máquinas Windows, mesmo com todas as atualizações aplicadas. Tá bom que não existe sistema operacional 100% seguro. Mas, uma falha do Windows, quando é descoberta causa um estrago enorme ou se ainda está causando estragos e a gente, ainda, não sabe.


Outra coisa: Não falaram nada sobre Linux. Porque será? :)


Tenham um bom feriado.

Um comentário: