segunda-feira, 19 de julho de 2010

TI Verde com Linux e Software Livre

Este é um copy & paste deste link: https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/752a690f-8e93-4948-b7a3-c060117e8665/entry/ti_verde_com_linux_e_software_livre41?lang=pt_br que consegue abordar a parte de sustentabilidade e Software Livre que repoduzo aqui na integra:

O assunto "TI Verde" vem ganhando atenção crescente das empresas nos últimos meses. Mas você sabe o que é TI Verde?
Em poucas palavras, "TI Verde" é a aplicação dos princípios tão falados da sustentabilidade sobre a área de TI. Piorou? Então vamos mais um passo adiante.
 

Sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito tão importante quanto mal interpretado. É tratada como algo "alternativo", do qual é possível esquivar-se no cotidiano. Vou mostrar por que isso é um engano.
Se você ganhar um salário de 1000 $dinheiros e gastar 1200 $dinheiros por mês, você vai conseguir se sustentar? Claro que não. A menos, claro, que você possua uma fonte de renda externa ao trabalho, e essa fonte de renda contribua mensalmente com pelo menos 200 $dinheiros. Muito simples, não?
Compliquemos. Suponha agora que você tenha 50 fontes de renda diferentes, cada uma com uma tributaçãoo diferente (espalhadas por regimes como CLT, RPA, pessoa jurídica, pró-labore etc.), e que os seus gastos também sejam tão diversos.
Como saber se você é capaz de se sustentar? Basta verificar a conta corrente todo mês numa mesma data, certo?
Compliquemos mais um pouco. E se você tiver que abrir e fechar novas contas a cada mês - ou, pior, a cada semana! E ao iniciar e terminar cada serviço? Parece que voc precisa de um ou mais funcionários de contabilidade para definir se você consegue se sustentar.
 

Mundo real e natural

O cenário que mais se aproxima do mundo natural é este último. O conceito de sustentabilidade sócio-econômico-ambiental diz respeito aos efeitos de uma dada entidade sobre todos os aspectos sociológicos, econômicos e ambientais que a cercam - tanto diretamente quanto indiretamente!
A sustentabilidade de empresas ainda não possui um índice exato, justamente porque é extremamente complexo calcular o impacto de uma empresa qualquer sobre a sociedade à sua volta, a economia local, regional e global, e o meio ambiente.
Quer um exemplo? Sua empresa com 1000 funcionários quer abastecer a copa com refrigerante. Ela deve preferir garrafas de vidro ou de PET? O vidro é infinitamente reciclável (ponto para o vidro!), mas cada caminhão que transporta garrafas de vidro cheias de refrigerante precisa levar mais peso, portanto consome mais combustível (ponto para o PET). Da mesma forma, as garrafas de vidro são mais pesadas que as de PET, então um único caminhão é capaz de transportar menos refrigerante a cada viagem (ponto para o PET), aumentando o número de viagens (PET++) e... consumindo mais combustível (PET++), mais pneus (PET++), mais óleo lubrificante (PET++) e assim por diante. Além disso, hoje em dia o PET é bastante reciclável - a camisa oficial da seleção brasileira nesta última copa era feita de PET, lembram-se?
E não acabou! Todos esses 'PET++' significam que as garrafas de PET são mais vantajosas do que as de vidro? Não necessariamente. Isso depende, por exemplo, do fornecedor do óleo lubrificante dos caminhões da distribuidora, do fabricante dos pneus, do posto de gasolina e da refinaria de onde veio o combustível dos caminhões, do local onde as garrafas de vidro seriam lavadas e recicladas, e de diversas outras interações dos envolvidos com outros envolvidos e com outros fatores. Já deu para perceber a complexidade disso? E olha que só falamos, até aqui, dos fatores ambientais. Imagine incluir nisso os salários dos funcionários, sua qualidade de vida, a arrecadação total com impostos em cada cadeia de processos, tanto para o município quanto para o estado e a União. A complexidade só cresce.
Portanto, se a sustentabilidade de cada ação ou iniciativa depende fundamentalmente da sustentabilidade das demais ações e iniciativas relacionadas a ela, a única forma de garantir o aumento geral da sustentabilidade é se cada ação ou iniciativa tentar, dentro de seu "domínio", ser sustentável.
 

Dinifição, finalmente

Precisamos de uma definição, certo? Vamos tentar: sustentabilidade - o esforço para reduzir os impactos sócio-econômico-ambientais de cada ação ou iniciativa, de forma a permitir que, ao ser executada, essa ação ou iniciativa não tenha um saldo sócio-econômico-ambiental negativo. Parece bom? Isso é porque não entramos na questão do que é "saldo sócio-econômico-ambiental". Mas deixemos isso para outro post (ou uma pós-graduação, quem sabe?).
 

E a TI Verde?

Como podemos aplicar ao ramo da Tecnologia da Informação os conceitos envolvidos em sustentabilidade?
Um bom começo é usarmos os 3 R's do pessoal que pensa no lixo: para nos livrarmos dos males da produção e do acúmulo contínuos de lixo, precisamos Reduzir sua produção ao mínimo necessário. O que precisar mesmo ser produzido deve ser, ao final de seu uso normal, Reutilizado quantas vezes for possível. Depois disso tudo, o que restar do material deve ser Reciclado sempre que possível.
Em TI, podemos Reduzir vários aspectos:
  1. redundância de código: se usarem Software Livre, as empresas não precisam desenvolver sozinhas segmentos inteiros de seus sistemas de TI, reduzindo assim seus gastos (olha o aspecto econômico) e seu consumo de energia elétrica (aspectos econômico e ambiental), pelo menos;
  2. material computacional: em vez de usar dois desktops superdimensionados para editar planilhas, que tal simplesmente plugar mais um monitor, um teclado e um mouse a um dos computadores e permitir que duas pessoas o utilizem ao mesmo tempo? Assim, você compra menos computadores, o que significa menos custo (aspecto econômico), menor consumo de materiais tóxicos na fabricação de peças (aspecto ambiental), menor emprego de mão de obra semi-escrava em países antidemocráticos (aspecto sociológico) etc. Com a virtualização e a computação em nuvem, isso vai ainda mais longe;
  3. tempo de execução de programas: todo código-fonte livre está à disposição de todos para ser melhorado. De uma forma geral, quanto mais pessoas analisam e melhoram um código, melhor é o resultado. O Software Livre tem tudo para permitir o tempo de execução dos programas por meio de algoritmos mais eficientes;
  4. componentes tóxicos nas peças eletrônicas: os solventes, metais pesados etc. usados na fabricação de peças eletrônicas podem ser fortemente reduzidos, e muitos até eliminados. O sistema EPEAT e as especificações Energy Star 5.0 tratam justamente disso.
Podemos também Reutilizar bastante:
  1. código-fonte, já coberto no item anterior;
  2. computadores antigos: claro que ninguém quer uma velharia em sua mesa, mas e se todo o processamento for feito pelo servidor e o seu computador velho for apenas uma espécie de thin client?
  3. calor: em países frios, o calor gerado por um data center pode ser usado para aquecer prédios (já vi pessoalmente isso em uso na Universidade de Sherbrooke, no Canadá);
  4. conhecimento: quem conhece bem um software livre específico pode usar seu conhecimento para melhorar outros softwares; quem já possui certificado em uma distribuição GNU/Linux, por exemplo, certamente pode usar muito do que sabe em qualquer outra distribuição GNU/Linux - e até em *BSD, OpenSolaris, Solaris e demais "sabores" de Unix;
Quanto é Reciclagem, todo mundo já ouviu falar da reciclagem de computadores antigos com distribuições GNU/Linux minimalistas, mas ainda há mais:
  1. separação de componentes de placas-mãe, modems, roteadores etc. para produção de novos componentes;
  2. qualquer outra iniciativa que evite que os componentes de um computador sejam jogados no lixo ou simplesmente abandonados.
 

Conclusão: além dos 3 R's

Sustentabilidade é um processo bastante natural, mas nem sempre intuitivo - lembre-se do exemplo das garrafas de refrigerante. Portanto, se você, no seu dia a dia, pensa duas vezes antes de imprimir um documento, evita ligar o computador quando desnecessário, prefere o uso de Software Livre, desliga o monitor quando vai dormir para deixar os torrents moendo a rede (ou os ebuilds compilando é estou olhando para vocs, usuários de Gentoo!), então você já está dando passos em direção à TI Verde como um indivíduo.
E se a sua empresa se esforça para consumir o mínimo de recursos de TI sem no entanto comprometer sua produtividade, ela também já está aplicando os conceitos de TI Verde corporativo. Claro que sempre é possível reduzir mais, reutilizar mais e reciclar mais, e a cada vez que conseguimos algum avanço nessas iniciativas, percebemos que é possível ir ainda mais longe nas busca da sustentabilidade em TI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário