segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Feliz 17° aniversário Debian!

Hoje é o aniversário de uma das mais conhecidas distribuições Linux que é a Debian que faz 17 anos hoje. Não vou contar muito a história da distribuição que pode ser encontrada na Wikipedia mas a importância da Debian é enorme. 


Graças a Debian é que temos o gerenciamento de pacotes apt/aptitude que, inclusive, foi portada para distribuições que utilizam rpm, iniciando com a finada Conectiva. Da Debian se originou diversas outras distribuições. Dentre elas temos o Knnopix, um dos primeiros LiveCDs que se popularizaram além de dar origem ao finado Kurumin. Outra distribuição derivada que se tornou altamente popular nos últimos anos é o Ubuntu que ainda traz muitas inovações até hoje.


Quem quiser pode dar os parabéns no link abaixo:



Só para terminar uma foto dos primeiros CD da Debian que, na época ainda com internet discada, tive que encomendar dos EUA ainda da versão slink de 1999.
Na época eram dois CDs, agora são 31 CDs, 5 DVDs ou 1 Blu Ray Disc. Mas só o primeiro disco basta para instalar o sistema.

Hoje as coisas estão bem mais fáceis, principalmente com a Banda Larga aonde dá para baixar as imagens rapidamente e ainda tem a opção de comprar os CDs em sites daqui do Brasil ou na banca de revista mais próxima. O mesmo vale para as diversas outras distribuições derivadas e também outras que são derivadas do Red Hat, Slackware e etc... 

E, se nunca, instalou o Debian, certamente, em algum ponto, esbarrou num sistema rodando Debian. Seja visitando um website, enviando algum email aonde tem um servidor rodando Debian, em algum equipamento aonde roda uma distribuição derivada e, até mesmo, se utilizou o Kurumin e Ubuntu, já usou algo que é derivado da Debian.

Por tudo isso só tenho que dizer: Parabéns Debian!

Uma boa segunda feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário