segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Tabela de teclas do Vi/Vim

Hoje encontrei uma tablea interessante neste post: http://www.tapageur.org/2010/12/19/vi-vim-cheat-sheet/ e, com a ajuda do tradutor do Google vou repassar aqui em português até com algumas considerações do autor e outras minhas.


Esta semana eu encontrei uma tabela de teclas para vi / vim e resolvi compartilhar com você no meu blog, junto com o arquivo tem algumas anotações pessoais a respeito:


Clica para ver em tamanho maior

Normalmente, quando eu edito um arquivo com um editor de linha de comando, eu uso pico ou nano porque as alterações que faço são muito simples e não requer o uso de comandos avançados de vi e vim. (Nota do Adilson: o nano e o pico são muito mais fáceis de usar e editar, outro na lista é o emacs que só precisa de ctrl-x-c para salvar o arquivo).

No entanto, às vezes eu estou em um sistema que eu não sou o administrador e nenhum desses editores estão instalados e, portanto, eu devo utilizar o vi ou vim. Esta tabela pode ser útil para lembrar de alguns comandos já que eles não são muito utilizados.

Esta tabela pode ser uma mão na roda quando não se encontra uma outra opção. Na minha lista de quais editores utilizar no terminal segue a ordem de preferência do mais fácil para o mais difícil: nano/pico -> emacs -> vi/vim. Se cair na última opção, utilize a tabela ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário