domingo, 6 de março de 2011

Seu site já suporta IPv6? O meu já. Faça o teste!

Este é um copy & paste do http://www.dicas-l.com.br/arquivo/seu_site_ja_suporta_ipv6_teste.php que recebi agora a pouco do Dicas-L que fala sobre os testes de conectividade do ipv6 já que os ips atuais, o chamado ipv4, está praticamente esgotado.


O NIC.br desenvolveu um validador para verificar se sítios Web são acessíveis diretamente via IPv6. A ferramenta - http://validador.ipv6.br - deve servir de estímulo para a disseminação e implantação do novo protocolo. Há ainda selos IPv6 Verificado , que podem ser adicionados aos sítios válidos, de modo a informar que são acessíveis via IPv6.
Com o esgotamento dos endereços disponíveis no IPv4, em alguns meses novos usuários da Internet poderão estar conectados exclusivamente via IPv6, e terão problemas para acessar sítios que ainda não tenham implantado o novo protocolo.
O validador IPv6 é importante também para o teste que acontecerá no dia 8 de junho, o World IPv6 Day, ou Dia Mundial do IPv6 (http://isoc.org/wp/worldipv6day/). A ferramenta poderá ser utilizada mesmo por usuários que ainda não tenham suporte ao protocolo.
Uma iniciativa da Internet Society, o Dia Mundial do IPv6 foi instituído para motivar as organizações de todos os setores - provedores de serviços Internet, fabricantes de hardware, desenvolvedores de sistemas operacionais e empresas de Web - a prepararem seus serviços para o IPv6. Google, Facebook, Yahoo, Bing e Terra Brasil são alguns dos sítios que participarão do teste.


Fiz um teste neste blog e o resultado é que já suporta o protocolo ipv6 não por causa da configuração do servidor de dns que uso, já que não adicionei nenhum ipv6, na configuração de DNS do site. Mas por conta da estrutura do blog que é do Google.


Mas como isso é possível???


Simples, quando dou um nslookup em www.adilson.net.br ou em qualquer outro site hospedado no blogger ou algum aplicativo do Google, ele retorna o seguinte:


adilsond@yoda:~$ nslookup www.adilson.net.br
Server:         127.0.0.1
Address:        127.0.0.1#53


Non-authoritative answer:
www.adilson.net.br      canonical name = ghs.google.com.
ghs.google.com  canonical name = ghs.l.google.com.
Name:   ghs.l.google.com
Address: 74.125.47.121


Este é o ipv4 do ghs.l.google.com que é o endereço final já que o www.adilson.net.br é apenas um alias. Porém, este mesmo endereço, retorna uma versão ipv6 que é: 2001:4860:8009:0:0:0:0:79.


Pronto, o meu site já é acessível por ipv6 e ganhou um selo aqui do lado.


O único warning que  recebi foi esse:
O servidor DNS autoritativo não é acessível via IPv6. Cuidado! Usuários com conectividade apenas via IPv6 não conseguirão acessar o sítio.


Isso é relativo aos servidores dns do zoneedit que ainda não possuem resolução em ipv6. Mas isso não será um problema se os servidores dns do provedor que utiliza uma conexão ipv6 estiverem utilizando o ipv4 simultaneamente.


Tenham um bom domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário