segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Linux kernel 3.1 sendo lançado hoje

Apesar de ainda não surgir nenhum anúncio oficial foi divulgado em http://br-linux.org/2011/kernel-linux-3-1/ que Linux Torvalds disponibilizou a versão 3.1 do kernel nesta manhã. Informação confirmada. acessado www.kernel.org/pub/Linux/kernel/v3.x aonde o fonte se encontra.

A nova versão do kernel vem com muitas novidades que estão listadas no site acima. Uma listagem com todas as mudanças se encontra em www.kernelnewbies.org

Atualização: Copy & Paste do br-linux:

“Nas primeiras horas da manhã, Linus Torvalds disponibilizou a versão final do Kernel Linux 3.1. Entre as principais melhorias da versão 3.1 estão:
- Melhorias no driver gráfico Open-source: Melhor suporte ao Intel Ivy Bridge, Suporte ao Cedar Trail, Nouveau agora esta FUC’ed (Nouveau pode gerar seu proprio microcódigo FUC para GeForce 400/500 “Fermi” GPUs assim terá aceleração de hardware sem a necessidade de extração do microcódigo do binário do driver da NVIDIA), melhorias no driver GMA500, e muitas outros avanços nos drivers gráficos.
- Suporte para a arquitetura OpenRISC, uma arquitetura aberta.
- Driver para o Nintendo Wiimote.
- O sistema de arquivo EXT3 agora habilita o opção “barriers” por padrão. Isto, é claro, melhora a segurança dos dados ao custo de performance. A opção Barriers ainda pode ser desabilitada, mas sistemas de arquivos modernos tendem a ter esta opção habilitada.
- Suporta a tecnologia near-field communication (NFC).
- Regulagem dinâmica do write-back.
- Melhorias na escalabilidade do VFS.
Algumas outras melhorias estão relatadas em detalhes no KernelNewbies.org.” [referência: marcelo.juntadados.org]

Link direto para download: ftp://ftp.kernel.org/pub/linux/kernel/v3.x/linux-3.1.tar.bz2

Já melhorei o post já que postei enquanto almoçava direto do celular. Se alguém conhecer algum aplicativo para publicar textos do blogger pelo android me avisa.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Rapper M.C. Hammer entra para o mundo das buscas na web

Este é um copy & paste do http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/10/20/rapper-m-c-hammer-entra-para-o-mundo-das-buscas-na-web/ sobre uma notícia da entrada do MC Hammer no mercado de buscadores web. Não sabemos se vai dar certo. Isso só o tempo dirá.


Site WireDoo chega para trazer buscas "mais profundas" em vez de tentar competir com gigantes como Google; serviço foi apresentado nos EUA.


Famoso nos anos 1990 por suas danças, roupas e músicas um pouco esdrúxulas, o rapper M.C. Hammer agora se junta a outra celebridades como Mike Tyson e Justin Timberlake e entra para o mundo da tecnologia. O músico anunciou durante o evento Web 2.0 Summit, em São Francisco, um novo serviço de buscas na web chamado WireDoo, de acordo com informações do New York Times.
O diferencial da mais nova ferramenta de buscas do mercado é adicionar informações relacionadas aos termos buscados em seus resultados. Por exemplo, ao buscar pela palavra “carro”, o usuário verá nos resultados alguns tópicos relacionados ao termo, como seguro, preço e taxas de segurança para o motorista.
Segundo Hammer, o WireDoo ainda está em construção e, por isso, não disponível para o público. O autor do hit “U Can´t Touch This” também ressaltou que a start-up em que está investindo chega para trazer um “tipo de busca mais profunda” em vez de tentar competir com gigantes do segmento, como Google e Bing. 
O cantor ainda justificou seu envolvimento em start-ups de tecnologia dizendo que enxerga  muito potencial em empresas direcionadas por dados na Internet.
Relembre um pouco o gingado todo especial de M.C. Hammer com o vídeo abaixo do já citado clássico “U Can´t Touch This”.

Tenham um bom final de semana.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Google encerra Buzz para se focar em sua rede social

Alguém lembra do que publiquei em:  http://www.adilson.net.br/2010/02/brincando-com-o-google-buzz.html



A ferramenta é bem curiosa e interessante o que pode transformar o Gmail em uma rede social já praticamente pronta já que possui uma quantidade considerável de usuários e contatos e com inúmeras possibilidades. Mas isso só o tempo poderá dizer se o Google acertou ou não.


Pois bem, a idéia não vingou e o Google quer desativar o Buzz. Segue um Copy & Paste do http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/google_encerra_buzz_para_se_focar_em_sua_rede_social que explica melhor sobre o assunto:


O Google acaba de anunciar que está desativando o Google Buzz para se focar apenas no Google+, de acordo com comunicado publicado no blog oficial da empresa.

Segundo  Bradley Horowitz, vice-presidente de produtos da empresa, em algumas semanas a empresa vai desligar o site e o seu API. "Por mais que não dê para criar novos posts depois disso, será possível ver todo o conteúdo existente no Google Profile ou usando o Google Takeout", explicou Horowitz.

O Google Buzz foi lançado em fevereiro de 2010 como uma mistura do Twitter e do Facebook, mas nunca conseguiu atingir o sucesso esperado. O serviço foi, aos poucos, sendo esquecido e, com o lançamento do Google+, perdeu de vez o seu espaço.

A companhia vai desligar outros serviços também como o Code Search (serviço de busca por código aberto), o sistema de mensagens Jaiku e os recursos sociais do iGoogle. Além disso, o Google Labs será oficialmente fechado nesta sexta-feira (14/10). O site tinha como objetivo apresentar novas tecnologias ou serviços que estão sendo desenvolvidos pela empresa.



Tenham um bom final de semana.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Oneiric Ocelot será lançado hoje

Quem gosta de Ubuntu já deve estar sabendo que hoje será lançada a versão 11.10, conhecida como Oneiric Ocelot. O link para os CDs deve estar disponível a qualquer momento e, como em todo lançamento, deve congestionar os sites devido a alta popularidade desta distribuição.



Algumas das novidades desta nova versão do Ubuntu estão o Gnome 3, o Kernel 3.0, mudanças no Unity e muitas outras novidades.

Uma boa quinta e um bom download quando surgir o link.

Mudança de Casa e Dennis Ritchie faleceu

Primeiro uma boa notícia que explica o sumiço daqui do blog:





Sim, mudei de casa. E, durante esta mudança, fiquei sem internet e cai em periodo de provas, deixando muitas coisas no  primeiro plano ao mesmo tempo e várias outras coisas ficaram paradas. Mas agora, que as coisas se normalizaram, darei o pontapé para voltar a postar normal aqui.


Agora a péssima notícia na área de computação saiu agora a pouco pelo link: http://br-linux.org/2011/dennis-ritchie-1941-2011/ que prefiro dar um Copy & Paste aqui para explicar melhor:


Dennis Ritchie, criador da linguagem C (desenvolvida inicialmente por ele entre 1969 e 1973) e co-criador do Unix (juntamente com Ken Thompson) faleceu no último final de semana, após uma longa enfermidade. Ritchie aposentou-se em 2007 como pesquisador na Lucent (então proprietária dos antigos Bell Labs, onde nasceu o Unix), mas permanecia atuando como consultor.
Nós usuários de um clone do Unix devemos muito às suas ideias originais e ao esforço que fez para disseminar a linguagem C e o sistema operacional Unix.



Tive oportunidade de escrever há pouco tempo no developerWorks sobre uma das últimas homenagens recebidas pessoalmente por Ritchie em honra ao seu papel na origem do Unix: o Prêmio Japão, entregue anualmente a pessoas de todas as nacionalidades cujas realizações em ciência e tecnologia sejam reconhecidas como tendo feito avançar as fronteiras do conhecimento e servido à causa da paz e prosperidade para a humanidade.
Segundo a descrição publicada pela fundação japonesa que administra o prêmio, “comparado a outros sistemas operacionais mais conhecidos na época, seu novo e avançado SO era mais simples, mais rápido e apresentava um amigável sistema de arquivos hierárquico”. A fundação também reconhece no UNIX uma das forças que impulsionaram o desenvolvimento da Internet, em grande parte devido ao BSD, a versão expandida que foi desenvolvida no campus de Berkeley da Universidade da Califórnia e que incluía o protocolo TCP/IP, fato que também levou ao surgimento da cultura Open Source.
Descanse em paz, Dennis Ritchie. Suas contribuições para o desenvolvimento da informática e tecnologia frutificaram de maneiras que você acompanhou ao longo de décadas de vida, e ainda por muito tempo seu nome será lembrado e associado a uma obra que certamente mudou o ambiente tecnológico de várias maneiras positivas e duradouras.
Tenham uma boa semana.