sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PIPA e SOPA adiadas por tempo ideterminado

Após muita pressão por todos os lados, os projetos da SOPA e PIPA foram adiados:


Nada de SOPA

E nada de PIPA

Segue um Copy & Paste do http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2012/01/120120_sopa_pipa_rn.shtml noticiando a novidade, principalmente depois do ataque do grupo anonymous a varios sites relacionados ao fechamento do Megaupload pelo FBI. E ainda estão tendo vários 'Tango Down' (expressão utilizada pelos anonymous e outros grupos após a utilização do LOIC e outras ferramentas para fazerem ataques de DDoS nos sites ligados direta ou indiretamente a SOPA, PIPA  e outras medidas anti-pirataria que afetariam todos os usuários). 

O Congresso dos Estados Unidos adiou o debate sobre os projetos de lei antipirataria após forte pressão na internet.
O líder da maioria no Senado, Harry Reid, anunciou nesta sexta-feira a suspensão do debate sobre a Pipa (Protect Intellectual Property Act, ou Lei para Proteger a Propriedade Intelectual), então agendado para a próxima terça-feira.
O presidente da Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara de Deputados), Lamar Smith, também confirmou que o projeto da Sopa (Stop Online Piracy Act, ou Lei para Parar com a Pirataria Online) também saiu da pauta, até que haja consenso entre os parlamentares.
As propostas opõem produtores de conteúdo - como emissoras de TV, gravadoras de músicas, estúdios de cinema e editoras de livros, que se sentem lesadas pela pirataria - às empresas de tecnologia do Vale do Silício, que alegam que os projetos ferem a liberdade inerente à internet e dão excessivo poder para quem quiser tirar websites de circulação.
Na última quarta-feira, a versão em inglês do site da enciclopédia eletrônica Wikipedia saiu do ar, por 24 horas, em protesto contra o projeto de lei. Outros sites como o Google também se manifestaram contra.


Isso representa uma vitória para todos da Internet já que afasta, mesmo que temporariamente, a ameaça de censura ou outras medidas que suprime o direito não só dos usuários dos EUA, como também de outros países já que, parte da infraestrutura ou dos servidores, estão nos EUA.

Tenham um bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário