sábado, 25 de abril de 2015

Lançado o Debian Jessie



Depois de meses de preparação e, praticamente, um dia de atualizações. Foi lançado, agora a pouco, a versão 8.0 da distribuição Debian conhecida como Jessie.

Dentre as várias novidades está o suporte para a arquitetura arm64, a inicialização pelo systemd por padrão e muitas outras novidades que estarão disponíveis, dentro em instantes, em http://www.debian.org e aonde se deve baixar os cds desta nova versão.


Tenham um bom final de semana.

domingo, 12 de abril de 2015

Lançado o Linux 4.0

Ops! Acho que vamos ter problemas daqui a pouco.

A poucas horas atrás foi lançado a versão 4.0 do kernel do Linux. Não tem muitas diferenças já que ele seria a versão 3.20 mas o Linus resolveu fazer a mudança logo. De acordo com ele, as maiores mudanças virão na versão 4.1 (é aí que pode morar o perigo).

As novidades da versão 4.0 está a possibilidade de atualizar o kernel sem a possibilidade de reboot, uma coisa boa para servidores que não podem parar por um minuto. Além disso ele vem com algumas melhorias que podem ser listadas, em breve em http://kernelnewbies.org/Linux_4.0.

Para pegar a última versão podem ir direto em: https://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v4.x/linux-4.0.tar.xz.

Agora o medo maior é quando lançarem a versão 4.1, mais precisamente a 4.1.15. Quando essa versão chegar com a Skynet, certamente vamos ter que dizer:

terça-feira, 7 de abril de 2015

Encontrado bug que mata a aba do Google Chrome ao exibir um link

Uma notícia que andou preocupando alguns usuários do Google Chrome desde hoje é que descobriram uma maneira de derrubar uma aba do navegador apenas adicionando um link em uma página. Nem é necessário clicar no link, só acessar a página aonde se encontra o link já e ó suficiente para fazer o estrago.

Segue o copy & paste do http://www.tecmundo.com.br/google-chrome/77873-faca-aba-chrome-travar-totalmente-link.htm com algumas adições que explica melhor essa brincadeira.

Você se lembra de quando um bug no iOS foi divulgado (veja também aqui) e fez com que milhares de pessoas sofressem simplesmente pela presença de alguns caracteres em árabe nos sites. A confusão foi imensa, mas já pensou em como seria ainda mais caótico um mundo em que as pessoas conseguem fazer com que seu navegador trave somente por inserir um link em uma página carregada nele em qualquer sistema operacional?


Pois um usuário do Reddit chamado jlblatt descobriu uma falha bem interessante no Google Chrome. Com a inserção de determinados códigos na fonte de páginas, ele pode fazer com que as abas do Google Chrome sejam travadas assim que são carregadas. Você pode ver como isso funciona rapidamente.
Temos a aba do Chrome morto e, em seguida, o Firefox, que é imune a falha.

Clicando sobre este link, você pode ver exatamente o que acontece no Chrome. Trata-se de uma página criada pelo próprio jlblatt — acima deste parágrafo você pode conferir a diferença do carregamento entre Chrome e Firefox — para mostrar o que acontece nos navegadores.
O bug foi reportado para o projeto Chromium e já está sendo corrigido para a próxima versão do navegador. O crash ocorre por causa de uma sobrecarga de memória causada pela forma como os links são criados. Por razões de segurança, não há explicações públicas ainda de como criar outros links com o mesmo fim.
FONTE(S)
IMAGENS