domingo, 14 de março de 2010

Atualização do Ubuntu 9.10 quebra a dica do VMware

Quando o Karmic Koala foi lançado já tive problemas com o VMware como indicado no post Como rodar o VMware da série 1.0.x no Karmic Koala. A solução funciona perfeitamente já que, quando chegava uma atualização do kernel, eu apenas baixava os fontes, fazia as alterações necessárias e recompilava para que o mesmo volte a funcionar sem problemas. Porém, a última atualização, ao voltar de férias, trouxe um pequeno efeito colateral: Ao plugar o smartphone para sincronizar com o Outlook da máquina virtual, a mesma não detectava o aparelho. Mesmo clicando nos menus, ele não listava. Andei verificando as configurações e descobri uma coisa: Ao entrar no /proc/bus, a pasta usb estava ausente. É nele que é montado o usbfs que é um sistema de arquivos virtual aonde se lista todas as interfaces e periféricos conectados. Atualmente ele não é muito utilizado já que existe outras alternativas no udev e no /sys e apenas poucos softwares o utilizam. O VMware Server 1.0.x é um deles.


Verificando o Changelog do Linux 2.6.31-20.57  descobri uma coisa que me deixou triste:



  * [Config] Disable CONFIG_USB_DEVICEFS
    - LP: #488274


Segundo o bug do Launchpad esta opção ativa traz problemas no udev e o usbfs tende a se tornar obsoleto. Ainda tem muita discussão neste bug report que pode não chegar ao fim.


Mas não precisamos esperar pelos desenvolvedores do Ubuntu decidirem se reativa ou não a opção. Nós temos os fontes já baixados.


Com os mesmos fontes já baixados edite o linux-2.6.31/debian.master/config/config.common.ubuntu e config.common.ports e procure pelo CONFIG_USB_DEVICEFS.


Deve encontrar a opção assim:


# CONFIG_USB_DEVICEFS is not set


Mude para:


CONFIG_USB_DEVICEFS=y


Tem que ser sem o # senão não funciona.


A partir deste ponto segue a dica anterior. É uma longa compilação e instale os pacotes necessários. Neste ponto o USB da máquina virtual volta a funcionar sem maiores problemas.


Esta opção pode valer para o Lucid Lynx, a próxima versão do Ubuntu. Mas, pode ser que o usbfs desapareça em futuras versões do Kernel, sendo necessário utilizar alguns patches para resolver este problema. Mas tomara que demore muito já que a versão 2.0.x do VMware Server é um pouco pesada para a máquina do serviço e não instalo o Workstation para evitar o uso de software pirata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário