quinta-feira, 22 de julho de 2010

Habilitando o suporte IMAP do Yahoo! Mail no Thunderbird

Atualização(15/08/2010): Este post tem uma atualização para a versão 3.1.2 em: http://www.adilson.net.br/2010/08/habilitando-o-suporte-imap-do-yahoo.html


Atualização(24/07/2011): Um ano depois de postar este primeiro patch para a série 3.1.x, soube que a última versão do Thunderbird, a 5.0, já acessa o imap do Yahoo sem precisar de patch. Dizem que foi uma alteração do servidor imap ou que o suporte ao Yahoo foi adicionado nesta versão. De qualquer forma os remendos já não são mais necessários neste programa de email.


Hoje descobri que uma antiga conta minha do @yahoo.com ganhou de volta o acesso gratuíto ao serviço de POP3. Ótimo agora não preciso dessa limitação que tinha desde o início do século. Só que queria ver se existia algum tipo de acesso IMAP. E existe este acesso conforme diz o artigo http://en.wikipedia.org/wiki/Yahoo_Mail#Free_IMAP_and_SMTPs_access. Porém o Yahoo! utiliza um método pouco usual no IMAP que não permite que alguns programas tradicionais de correio eletrônico tenham acesso. Porém, ao menos no Thunderbird, encontrei um patch que consegue fazer essa façanha neste link: http://www.crasseux.com/linux/ ou, se quiser logo o patch, é encontrado em: http://www.aliasbailbonds.com/KeeForm/item/yahoo-imap-support-for-thunderbird-31 para a última versão (3.1.1).

Depois do patch, utilizei os fontes  do thunderbird 3.1.1 em:https://launchpad.net/~ricotz/+archive/ppa/+packages
Com um pouco de adaptação e compilação, consegui gerar um Thunderbird que consegue acessar o IMAP do Yahoo!.

Então segue a receita abaixo para compilar o Thunderbird 3.1.1 com suporte ao IMAP do Yahoo para Debian e Ubuntu:
  • Baixe o thunderbird_3.1.1+nobinonly.orig.tar.gz do site https://launchpad.net/~ricotz/+archive/ppa/+packages
  • Vou facilitar deixando o diff já com o patch em: http://www.4shared.com/file/lkEraQkB/_2__thunderbird_311nobinonly-0.html
  • gunzip thunderbird_3.1.1+nobinonly-0ubuntu1~10.10~ricotz1.2.diff.gz
  • tar -zvxf thunderbird_3.1.1+nobinonly.orig.tar.gz
  • patch -p0 <thunderbird_3.1.1+nobinonly-0ubuntu1~10.10~ricotz1.2.diff
  • cd thunderbird-3.1.1+nobinonly/
  • apt-get build-dep thunderbird (se for no Ubuntu) ou apt-get build-dep icedove (se for no Debian) (comando rodado como root ou com sudo)
  • debuild
  • Se reclamar que ainda falta alguma dependência anota e digita 'apt-get install pacote-que-esta-faltando'.(rodando como root ou com sudo) Logo em seguida roda o debuild novamente.
  • Aguarda um pouco que deve gerar uns quatro pacotes. Você pode simplesmente digitar, como root ou usando o sudo dpkg -i *.deb ou selecionar os pacotes thunderbird_3.1.1+nobinonly-0ubuntu1~10.10~ricotz1.2_amd64.deb e thunderbird-gnome-support_3.1.1+nobinonly-0ubuntu1~10.10~ricotz1.2_amd64.deb
  • Se precisar dele em português, pode instalar o xpi em: ftp://ftp.mozilla.org/pub/thunderbird/releases/3.1.1/linux-i686/xpi/pt-BR.xpi
Agora vamos configurar uma conta IMAP do Yahoo:
  • Vai em Editar -> Configurar contas -> Ações de contas -> Nova conta de email
  • Coloque seu nome o seu endereço do Yahoo e vai em continuar
  • A configuração padrão deve mostrar como se fosse POP. Mas estamos configurando IMAP. Então, clica em editar, mude de POP para IMAP, altere o endereço para imap.next.mail.yahoo.com e vai em retestar. Dando certo é só ir em criar conta. A partir daí já está pronto para acessar o IMAP sem problemas.
  • Pode ser que, no primeiro acesso, ele reclame do certificado. Neste caso, marque para adicionar como exceção permanentemente, assim não terá problemas em ficar pedindo certificados toda hora.
Pronto, agora já pode enviar e receber mensagens pelo Yahoo sem se preocupar.

Só algumas considerações:
  • Houve relatos que se utilizar o webmail e o IMAP do Yahoo ao mesmo tempo causaria problemas de conta travada por uns 5 minutos ou mais. Comigo isso ainda não aconteceu tanto que estou utilizando o Thunderbird e o webmail ao mesmo tempo sem problemas.
  • O patch funciona também no Windows e no Mac OS. Só que não tenho ferramentas para compilar e explicar como se faz, apesar de ter alguns binários nos links apresentados em cima.
  • Todas as informações foram testadas numa máquina com Debian Sid  64bits antes de serem publicadas. Porém a sua utilização é por sua conta e risco já que os pacotes deixados estão no mesmo nível da seção experimental da Debian. Então não venham com comentários reclamando já que não foi por falta de aviso.
Uma boa quinta-feira.

4 comentários:

  1. Crie uma conta no GMail, vá até o gmail.com, faça o login e clique em "Configurações" (canto superior direito).

    Vá até a aba "Contas e importação".

    No campo "Verificar e-mails usando POP3", informe o seu nome de usuário e senha do Yahoo.

    Agora todas as suas mensagens do Yahoo chegarão no Gmail (pois ele as coletará).

    Agora configure o Thunderbird para acessar a conta do Gmail.

    Maiores informações:
    http://mail.google.com/support/bin/answer.py?hl=pt-BR&ctx=mail&answer=21288

    ResponderExcluir
  2. Renato,

    Essa é uma boa alternativa para quem não quer ter o trabalho de aplicar o patch. Porém eu quero acessar as outras pastas além da Caixa de Entrada, coisa que só é possível via imap ou, se manter no Gmail via pop, criar uma regra para que haja uma distribuição das mensagens recebidas do Yahoo em marcadores específicos.

    Pelo menos, comigo, o patch já atende as minhas necessidades.

    De qualquer forma valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Sim. Funciona com as versões atuais do Thunderbird no Windows e sem a necessidade de patch.

    ResponderExcluir