segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Convertendo o CD de Ubuntu para Kubuntu com zsync

Uma das coisas bem curiosas da distribuição Ubuntu é que ele é oferecido nos seus diversos sabores. O Ubuntu original roda Gnome como Desktop padrão porém, em paralelo, já é oferecido o Kubuntu que roda o KDE, assim como tem o Xubuntu que é mais leve por utilizar o xfce.


Neste post vou mostrar como gerar uma iso do Kubuntu a partir da iso do Ubuntu original usando a ferramenta zsync que é usado para atualizar as isos até a última versão corrente utilizando o mesmo algoritimo do rsync, baixando apenas o que tem de diferente entre a iso antiga e a nova.


Agora imagina: Se você tem o Ubuntu 10.10 e quiser baixar o Kubuntu 10.10, já que ambos são o mesmo Ubuntu, só que com ambientes de Desktop diferentes, ao invés de ficar horas baixando uma outra imagem, porque não baixar a parte que torna o Ubuntu e Kubuntu diferentes??


Um teste foi feito com a imagem ubuntu-10.10-desktop-i386.iso. Se gravou a imagem no CD, renomeie para kubuntu-10.10-desktop-i386.iso.


Depois disso acesse a página: http://br.archive.ubuntu.com/releases/kubuntu/maverick/ e procure por kubuntu-10.10-desktop-i386.iso.zsync. Copie o link e rode o comando na mesma pasta aonde esta a iso:


zsync http://br.archive.ubuntu.com/releases/kubuntu/maverick/kubuntu-10.10-desktop-i386.iso.zsync


Que vai dar em:


#################### 100.0% 99.2 kBps DONE      


reading seed file kubuntu-10.10-desktop-i386.iso: **********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************Read kubuntu-10.10-desktop-i386.iso. Target 53.7% complete.      
downloading from http://br.archive.ubuntu.com/releases/kubuntu/maverick/kubuntu-10.10-desktop-i386.iso:
##########---------- 53.7% 106.6 kBps 52:48 ETA


Ou seja, em vez de baixar um CD inteiro, só vai baixar quase meio CD já que o zsync só vai pegar as partes do CD que são diferentes entre o Ubuntu e Kubuntu. Após chegar nos 100% a nova imagem é gerada e estará pronta para a gravação.


E este mesmo método vale para a operação inversa e as outras variantes oficiais do Ubuntu.


Uma boa segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário