sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vídeo: Microsoft divulga OpenOffice em nova campanha publicitária

Este é um copy & paste do http://br-linux.org/2010/video-microsoft-da-atencao-ao-openoffice-em-nova-campanha-publicitaria/ em relação ao FUD que a própria Microsoft lançou a alguns dias atrás:


Pelo jeito nem todas as equipes de marketing da Microsoft rezam pelo mesmo missal ;-) E dessa vez, ao menos, o FUD parece estar saindo pela culatra: a matéria abaixo, do IDG, está longe de ser a única que observa que o destaque dado pela Microsoft ao OpenOffice funciona como um reconhecimento dele como um concorrente – uma publicidade que a turma do LibreOffice dificilmente teria como adquirir por seus próprios meios, e que os herdeiros do OpenOffice talvez nem estivessem pensando em buscar sozinhos ;-)
Ou, como diz a matéria da ComputerWorld citada pelo LWN, a “Microsoft deu sua bênção ao OpenOffice” – e para completar, as críticas não muito convincentes que ela apresenta podem geralmente ser traduzidas como “o OpenOffice não é um clone 100% igual ao MS Office, e há problemas de compatibilidade com nossos formatos proprietários”. Eu quero é novidade!
Trecho do IDG Now enviado por Francivan Bezerra (fba·igΘig·com·br):
“Vídeo exibe depoimentos de clientes insatisfeitos com o suposto baixo desempenho e o alto custo de suporte da solução open source.
Uma recente peça publicitária da gigante dos softwares, veiculada no YouTube, mostra que, de fato, a empresa vê o OpenOffice.org como uma séria ameaça ao domínio de sua suíte de produtividade, o Microsoft Office.
Intitulada “A Few Perspectives on OpenOffice.org,” (Algumas Perspectivas sobre o OpenOffice.org), o vídeo exibe uma série de depoimentos de consumidores que tentaram migrar para a solução de código aberto – principalmente clientes corporativos – mas se arrependeram devido à suposta queda de desempenho, falhas de compatibilidade e alto custo de suporte e manutenção.
À medida que os personagens narram suas histórias, legendas animadas e ilustrações surgem na tela. “Se uma solução open source falhar, quem irá consertá-la?”, questiona uma das vozes. “Quando voltamos ao Microsoft Office, depois de uma experiência com o OpenOffice, era possível ouvir um suspiro de alívio por todo o distrito”, diz o último testemunho, atribuído ao CIO de uma rede de colégios.
Às 15h40min, o vídeo já fora exibido quase 2500 vezes, e 90% dos usuários que resolveram avaliá-lo tiveram uma opinião negativa a seu respeito. A seção de comentários da página foi desativada.
O Video original se encontra em: http://www.youtube.com/watch?v=kzdykNa2IBU mas vou deixar uma versão já legendada, e com comentários ativos, logo abaixo para conhecerem o FUD.







Uma boa sexta e um excelente final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário