segunda-feira, 28 de março de 2011

Nokia - Não terá mais telefones com Symbian depois de 2012

Mas, em teoria, até lá o mundo já acabou.

De acordo com a notícia do Slashdot, depois da decisão da Nokia de formar uma aliança com a Microsoft que o destino do Meego e do Symbian era incerto. Pois bem, foi emitida uma carta aberta para os desenvolvedores da Nokia deixando claro que não vão mais produzir telefones com a plataforma Symbian depois de 2012 e vão deixar os antigos telefones com Symbian desaparecerem com o tempo enquanto tentam vender os novos já com Windows Phone 7.

É uma pena que uma empresa tão inovadora quanto a Nokia tenha ido para este lado depois de ter cometido o erro de ficar estacionado no mercado enquanto a Apple e a Google ganhavam terreno com o iOS e o Android. E é um lado perigoso que pode levar o mesmo final trágico da Palm, que trocou o PalmOS pelo Windows Mobile. Já utilizei um desses telefones da Palm e tive que dar vários hard resets toda vez que acontecia um problema sério, além de ser chato de usar. Então posso dizer que não gostei muito da plataforma e, mesmo com o novo Windows Phone 7 não me agradou em muito e o mercado também já que não vendeu bem quando foi lançado.

Para muitos, só resta uma coisa: No meu caso que tinha um Nokia 6125 e queria muito um Symbian da série N, só me restou partir para um Samsung Galaxy 5 e, até agora, estou gostando do aparelho.

Uma boa semana.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Lançado o Kernel Linux 2.6.38

Linus Torvalds liberou a versão 2.6.38 do kernel do Linux com várias novidades que pode ser listada em: http://kernelnewbies.org/Linux_2_6_38

Desta vez vou ser mais rápido e colar a notícia dos nossos patrícios do outro lado do atlântico de: http://www.ticnologia.pt/noticias/linux-kernel-2638-ja-esta-disponivel.html que explica com detalhes as novidades do kernel.


O guru do Sistema Operativo Linux, Linus Torvalds acaba de disponibilizar a versão 2.6.38 do novokernel do Linux. Nas novidades introduzidas destaca-se uma modificação ao nível do agendamento de processos, o wonder patch, que permite aos ambientes Desktop melhorarem o seu desempenho. 
wonder patch, assim é conhecida a modificação que permite aos ambientes desktop Linux, responderem de forma mais rápida em determinadas circunstâncias. Linus Torvalds afirma estar muito entusiasmado com esta nova versão. Outra das funcionalidades que fazem as delicias de Linus é o novo  Virtual File System (VFS), que irá mediar a forma como as aplicações interagem com o código do próprio sistema, fazendo agora um melhor uso do mecanismo RCU (Read Copy Update) , que acelera significativamente as operações. O criador do Sistema Operativo Linux, Linus Torvalds, afirma ainda que com este novo sistema, consegue melhorias de desempenho que nalguns casos atingem os 30% de aumento de velocidade.
Estão agora também incluídos no kernel 2.6.38 mais drivers, como os DRM/KMS, com suporte para os chips gráficos mais recentes da ATI e NVIDIA, placas wireless da Atheros, Broadcom, ralink etc.
Todas estas novidades já deverão vir incluídas no kernel de distros como o Ubuntu e Fedora, ainda esta primavera.(Ou no outono aqui no Brasil)

segunda-feira, 7 de março de 2011

Ubuntu 11.10 será o “Oneiric Ocelot”

Este é um copy & paste do http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2011/03/ubuntu-11-10-sera-o-oneiric-ocelot/ sobre quem será o Ubuntu 11.10.



Mark Shuttleworth, pai do popular Ubuntu, anunciou com orgulho alguns minutos atrás, o nome e os objetivos para a próxima versão do Ubuntu. Sim, estamos falando sobre o Ubuntu 11.10, apelidado de Oneiric Ocelot e previsto para lançamento em 13 de outubro, 2011.
“Para o próximo ciclo, acho que vou deixar o tema oceânico para trás. O “oddball octopus” (“polvo excêntrico “), por exemplo, é um grande nome, mas não vamos adotar um desta vez. Talvez em 13 anos, embora!”
Então, o que é um Ocelot? Bem, de acordo com a Wikipedia, a jaguatirica (Leopardus pardalis) é o gato selvagem, distribuídas ao longo do México e América do Sul e Central. É também conhecido como o Wildcat McKenney, Dwarf Leopard, Jaguarete, Tigrillo, Cunaguaro, Manigordo ou Jaguatirica.
Onírico significa “sonho”, e a combinação com Ocelot lembra algo como Jaguatirica dos sonhos. Ou whatever… :-)
Um bom carnaval.

domingo, 6 de março de 2011

Seu site já suporta IPv6? O meu já. Faça o teste!

Este é um copy & paste do http://www.dicas-l.com.br/arquivo/seu_site_ja_suporta_ipv6_teste.php que recebi agora a pouco do Dicas-L que fala sobre os testes de conectividade do ipv6 já que os ips atuais, o chamado ipv4, está praticamente esgotado.


O NIC.br desenvolveu um validador para verificar se sítios Web são acessíveis diretamente via IPv6. A ferramenta - http://validador.ipv6.br - deve servir de estímulo para a disseminação e implantação do novo protocolo. Há ainda selos IPv6 Verificado , que podem ser adicionados aos sítios válidos, de modo a informar que são acessíveis via IPv6.
Com o esgotamento dos endereços disponíveis no IPv4, em alguns meses novos usuários da Internet poderão estar conectados exclusivamente via IPv6, e terão problemas para acessar sítios que ainda não tenham implantado o novo protocolo.
O validador IPv6 é importante também para o teste que acontecerá no dia 8 de junho, o World IPv6 Day, ou Dia Mundial do IPv6 (http://isoc.org/wp/worldipv6day/). A ferramenta poderá ser utilizada mesmo por usuários que ainda não tenham suporte ao protocolo.
Uma iniciativa da Internet Society, o Dia Mundial do IPv6 foi instituído para motivar as organizações de todos os setores - provedores de serviços Internet, fabricantes de hardware, desenvolvedores de sistemas operacionais e empresas de Web - a prepararem seus serviços para o IPv6. Google, Facebook, Yahoo, Bing e Terra Brasil são alguns dos sítios que participarão do teste.


Fiz um teste neste blog e o resultado é que já suporta o protocolo ipv6 não por causa da configuração do servidor de dns que uso, já que não adicionei nenhum ipv6, na configuração de DNS do site. Mas por conta da estrutura do blog que é do Google.


Mas como isso é possível???


Simples, quando dou um nslookup em www.adilson.net.br ou em qualquer outro site hospedado no blogger ou algum aplicativo do Google, ele retorna o seguinte:


adilsond@yoda:~$ nslookup www.adilson.net.br
Server:         127.0.0.1
Address:        127.0.0.1#53


Non-authoritative answer:
www.adilson.net.br      canonical name = ghs.google.com.
ghs.google.com  canonical name = ghs.l.google.com.
Name:   ghs.l.google.com
Address: 74.125.47.121


Este é o ipv4 do ghs.l.google.com que é o endereço final já que o www.adilson.net.br é apenas um alias. Porém, este mesmo endereço, retorna uma versão ipv6 que é: 2001:4860:8009:0:0:0:0:79.


Pronto, o meu site já é acessível por ipv6 e ganhou um selo aqui do lado.


O único warning que  recebi foi esse:
O servidor DNS autoritativo não é acessível via IPv6. Cuidado! Usuários com conectividade apenas via IPv6 não conseguirão acessar o sítio.


Isso é relativo aos servidores dns do zoneedit que ainda não possuem resolução em ipv6. Mas isso não será um problema se os servidores dns do provedor que utiliza uma conexão ipv6 estiverem utilizando o ipv4 simultaneamente.


Tenham um bom domingo.