quarta-feira, 16 de março de 2011

Lançado o Kernel Linux 2.6.38

Linus Torvalds liberou a versão 2.6.38 do kernel do Linux com várias novidades que pode ser listada em: http://kernelnewbies.org/Linux_2_6_38

Desta vez vou ser mais rápido e colar a notícia dos nossos patrícios do outro lado do atlântico de: http://www.ticnologia.pt/noticias/linux-kernel-2638-ja-esta-disponivel.html que explica com detalhes as novidades do kernel.


O guru do Sistema Operativo Linux, Linus Torvalds acaba de disponibilizar a versão 2.6.38 do novokernel do Linux. Nas novidades introduzidas destaca-se uma modificação ao nível do agendamento de processos, o wonder patch, que permite aos ambientes Desktop melhorarem o seu desempenho. 
wonder patch, assim é conhecida a modificação que permite aos ambientes desktop Linux, responderem de forma mais rápida em determinadas circunstâncias. Linus Torvalds afirma estar muito entusiasmado com esta nova versão. Outra das funcionalidades que fazem as delicias de Linus é o novo  Virtual File System (VFS), que irá mediar a forma como as aplicações interagem com o código do próprio sistema, fazendo agora um melhor uso do mecanismo RCU (Read Copy Update) , que acelera significativamente as operações. O criador do Sistema Operativo Linux, Linus Torvalds, afirma ainda que com este novo sistema, consegue melhorias de desempenho que nalguns casos atingem os 30% de aumento de velocidade.
Estão agora também incluídos no kernel 2.6.38 mais drivers, como os DRM/KMS, com suporte para os chips gráficos mais recentes da ATI e NVIDIA, placas wireless da Atheros, Broadcom, ralink etc.
Todas estas novidades já deverão vir incluídas no kernel de distros como o Ubuntu e Fedora, ainda esta primavera.(Ou no outono aqui no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário