quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Resolvendo os problemas no Guardião 30 Horas no Linux

Atualização: 17/02/2012 Recebi uma ligação do Itaú já informando que estão corrigindo os erros e que, pelo Firefox, eles conseguiram sanar o problema. Entretanto comigo o erro continua muito provavelmente porque atualizei o Firefox para a versão 10.0.2 que saiu agora. Repassei este fato para a atendente que será repassada para o setor de TI do banco. Ao menos já é um bom sinal para quem está tendo problemas com o Itaú. Acredito que, depois do carnaval, a situação volte ao normal.

Atualização: 25/02/2012 Finalmente o Guardião 30 Horas instalou no Linux. Neste caso já consigo acessar todas as funções do antigo bankline tanto em casa quanto no trabalho sem precisar alterar o User Agent. Mas, se tiver mais alguém com problemas, siga as instruções abaixo e reclame com o Itaú. Mas tudo indica que o banco já pode fazer as pazes com os usuários do pinguim :D

Atualização: 25/02/2012 (2) Eu fiz um teste em uma máquina virtual Ubuntu e mostrou o seguinte:

  • O guardião roda bem em um Firefox usando o OpenJDK, porém ele falha no Google Chrome. Neste caso deve-se instalar o java da Oracle. As instruções para criar os pacotes estão aqui. Mas lembre-se que a última versão é a 6.31. Então adapte os comandos de download para os que estão nesta página da Oracle.


Eu sou cliente do Itaú já tem mais de 10 anos e a conta salário que abri se tornou a principal conta corrente. Eu quase não tive problemas com o banco tanto que o último problema sério que tive foi com o iToken a alguns anos atrás, que tive que trocar no dia seguinte já que a agência não tinha na hora.

Até mesmo o acesso ao Itaú Bankline (Atual Itaú 30 horas herdado do Unibanco) era tranquilo no Linux até que chegou um aviso de que teria que instalar o Guardião 30 Horas. Até aí ignorei, mas ao tentar pagar uma conta, uma outra janela abre mostrando o seguinte:


Segui as instruções, inclusive com a confirmação do java, e o que houve foi um erro dizendo que não pode ser instalado. Imagina a minha reação na hora já que a conta vencia no mesmo dia.



Algumas soluções vieram na minha cabeça.

1) Reiniciar o computador e acessar o Itaú pelo Windows 7.

Nem precisa dizer o que acho sobre isso:

Eu evito o máximo de acessar o banco na plataforma Windows justamente pelos riscos que existem de Virus. Mesmo com o anti-virus instalado e atualizado, sempre aparece alguma ameaça nova para roubar as senhas. Então:

De jeito nenhum

2) Acessar pelo celular.
3) Fazer o pagamento por telefone
4) Procurar por alguma alternativa.

A 2 e a 3 são boas alternativas. Mais ainda a 2 já que o aplicativo nativo para o Android é muito bem feito. Mas isso seria para o último caso. Então parto para a opção 4  e, procurando no Google, descobri uma coisa interessante: Os usuários de Mac não são afetados, tanto que veio uma informação que era só alterar o user-agent do navegador para um no Mac para burlar o Itaú.

Então tem uma maneira e vou explicar nas duas formas, uma pelo Firefox e outra pelo Google Chrome.

1) Pelo Firefox:

Baixe o User Agent Switcher que é uma extensão que vai fazer a mágica.

2) Pelo Google Chrome:

Baixe o User-Agent Selector que é o equivalente a extensão do Firefox.

Estando de posse de um dos dois ou ambos, vamos montar o User Agent para Mac.

Abra uma nova aba e digita about: no Firefox ou chrome://version/ no Google Chrome e anota o Agente do usuário ou identificação da compilação que seria o seguinte:

Mozilla/5.0 (X11; Linux x86_64; rv:10.0.1) Gecko/20100101 Firefox/10.0.1
ou
Mozilla/5.0 (X11; Linux x86_64) AppleWebKit/535.11 (KHTML, like Gecko) Chrome/17.0.963.46 Safari/535.11

O que está em negrito é a parte que vamos manipular. Crie uma nova entrada nas opções da extensão e cole uma das duas strings.

Logo, em seguida, mude o que está em negrito para: Macintosh; Intel Mac OS X 11_7_9. A partir daí a string ficará dessa maneira:

Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 11_7_9; rv:10.0.1) Gecko/20100101 Firefox/10.0.1
ou
Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 11_7_9) AppleWebKit/535.11 (KHTML, like Gecko) Chrome/17.0.963.46 Safari/535.11


Salve e vá para o site do Itaú. A partir dele você seleciona, no menu da extensão, a opção do navegador no Mac que você criou. Loga no Itaú 30 horas e tenta pagar a conta. O que vai ver, em seguida, será a situação de antes de aparecer o Guardião: O campo para pagar a conta ou a senha do iToken. Ou seja, pode pagar a conta sem problemas.

Essa solução é apenas um paliativo enquanto o Itaú não resolve este problema para quem usa Linux. Fazendo uma busca vai encontrar diversas reclamações a respeito da instalação do Guardião seja qual for sistema operacional utilizado. Uma prova que, desta vez, o Itaú criou uma coisa para complicar a vida do usuário ao invés de facilitar.

E, para finalizar, se for usuário de Firefox e  tiver preguiça de usar a extensão para mudar o User-Agent, tente a extensão Bancos Bugados (Itaú) que simplifica esta tarefa.

Tenha uma boa semana.

Atualização (16/02/2012): Recebi a informação de que alguns usuários de Mac estão tendo o mesmo problema. Isso está sendo investigado já que não tenho Mac para fazer os testes. Por enquanto, o que posso recomendar, é seguir as mesmas instruções. De início instale as últimas versões do Firefox e do Google Chrome. Se não funcionar utilizem as extensões e aplique um dos User-Agent modificados que está nesta página. Depois me informa na área de comentários se conseguiu acessar ou não informando a versão do navegador e sistema operacional utilizado.

10 comentários:

  1. Perfeito. deu certo com o User Agent Switcher. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo post. Mesmo quando esse guardiao funcionar no Linux contiuara sendo um absurdo. O que esse software faz ? Quais informacoes ele coleta do computador do correntista ? E simplesmente inaceitavel. O pior e que varios outros bancos fazem a mesma coisa. A situacao ideal e nao ter que usar esse software.

    Mas a cereja do bolo e:

    "A instalação do dispositivo é válida por computador e não por conta."

    Eu me lasquei. Instalei no meu computador do trabalho por que precisava pagar uma conta na correria e me lasquei. Nao consigo instalar em casa.

    ResponderExcluir
  3. Para funcionar no Mac, eu fiz o seguinte:
    Baixei o Java disponibilizado pela Apple aqui : http://support.apple.com/kb/DL1515

    o que atualizou a versão existente do Java. abri o navegador novamente e funcionou.

    ResponderExcluir
  4. Adilson, valeu cara.
    Funcionou direitinho!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Anti-Mofo

    Deve estar falando do plugin do Java que anda causando problemas devido a uma falha de segurança. Essa é uma exigência do banco e tem que verificar com eles o porque disso já que, o que pode ser segurança virou um pequeno incomodo já que a recomendação é não usar mais o plugin do java.

    E não vamos baixar o nível dos comentários ;)

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, funcionou no crome e no firefox, obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Uma alternativa aos problemas causados pelos módulos de seguranças dos bancos no Chrome como lentidão e travamento é usar a extensão MOMO (Monitor de Módulo de Segurança de Bancos). Esta extensão ativa e desativa extensões de módulos de segurança bancários para evitar travamento do Chrome e deixa ativa somente quando você está usando o banco, desativando em seguida, após o fechamento da janela do banco. O link de instalação é este abaixo:

    https://chrome.google.com/webstore/detail/momo-monitor-de-m%C3%B3dulo-de/mmicbbfkfpebdmajbmcfabeelhoffbnp

    ResponderExcluir