quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Adobe anuncia que o Flash para Linux, após o 11.2, só será oferecido ao Google Chrome

Notícia que surgiu desde a manhã desta quarta feira de cinzas agitou o mundo open source quando a Adobe anunciou que após a versão 11.2 a versão do Flash Player para Linux deixará de ser distribuído via download. Neste caso o plugin será distribuído por uma nova api chamada de Pepper Plugin Api (PPAPI). Apesar de ser uma api opensource, até o momento, só está disponível nos navegadores Google Chrome e a versão de código aberto Chromium.

Por enquanto nada de Flash para raposa?

Segundo a Mozilla, a algum tempo atrás, eles não estão interessados em implementar o Pepper API. Mas pode ser que esta notícia faça com que eles mudem de idéia. Apesar disso as futuras versões do Flash estarão disponíveis por meio de downloads em outras plataformas (Windows e Mac). Já no Linux só serão liberadas atualizações de segurança da última versão não-Pepper(11.2) durante 5 anos para os demais navegadores que não adotaram a API. Ou seja, qualquer função nova que for implementada no Flash só será vista, no Linux, pelo Google Chrome.

Isso também pode ser um fator para que acelerem o densenvolvimento de algumas alternativas, como o Gnash e o Lightspark ou que o HTML5 avance, de forma significativa, muito mais devido a plataforma móvel já que a Adobe desistiu de desenvolver o Flash para celulares, além dos iPhones e iPads não suportarem o plugin.

O jeito é aguardar os próxmios capítulos para saber no que vai dar essa mudança toda.

Mais detalhes em:


Tenham uma boa semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário