sábado, 31 de outubro de 2009

Windows 7 e ICS (Compartilhamento de Internet)

Neste final de semana tomei coragem e instalei o Windows 7. Tinha feitos alguns testes em máquinas virtuais e vi que dava para instalar sem problemas e aposentar o XP da primeira partição.


Mas o nosso amigo Murphy resolve atrapalhar um pouco. Primeiro problema encontrado: Sem som e os drivers da Creative não funcionavam na Sound Blaster Live!. Ainda bem que encontrei a solução no kX Project.

Segundo problema, limitação de memória. O Windows só reconhece 3,25 dos 4 GB que tenho instalado aqui. Então resolvi partir para a versão 64 bits.


Terceiro problema: Desta vez criado pela própria Microsoft. Ela mudou o padrão do ip que deve ser usado pela rede interna do ICS. Em vez do tradicional 192.168.0.1 ela muda para 192.168.137.1. Para muitos não seria um impecilho. Mas para quem quer acessar o roteador que está na faixa do 192.168.0.0/24, que tem máquinas com ip fixo nesta faixa. Que o Debian instalado que também usa o 192.168.0.1 para refletir esta configuração e compartilhar a rede com um notebook ou mais uma outra máquina via DHCP este sim seria um problema.


Como não estou afim de fazer esse tipo de alteração em todas as máquinas, resolvi pesquisar o registro. Rodei o regedit e fui em Editar -> Localizar e fui procurar pelo ip 192.168.137.1.


Em toda instância desse ip eu alterei para 192.168.0.1, reiniciei o computador, conectei no Velox e o compartilhamento funcionou.


Para quem tem preguiça eu repasso as chaves aonde deve procurar. Só tem que ter cuidado para não fazer nenhuma besteira no registro. Qualquer alteração errada pode deixar o sistema instável ou inutilizável.



HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Controlset001\services\SharedAccess\Parameters

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Controlset002\services\SharedAccess\Parameters

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\services\SharedAccess\Parameters

Nas chaves:


ScopeAddress
ScopeAddressBackup



HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Controlset001\services\Tcpip\Parameters\Interfaces\{Um monte de letras que deve variar conforme a instalação}

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Controlset002\services\Tcpip\Parameters\Interfaces\{Um monte de letras que deve variar conforme a instalação}

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\services\Tcpip\Parameters\Interfaces\{Um monte de letras que deve variar conforme a instalação}



Chave: IPAddress


Se eu encontrar mais alguma curiosidade eu posto aqui.

2 comentários:

  1. Boa !! Ajudou e muito aqui , vlw :D

    ResponderExcluir
  2. Vlw cara. Resolveu meu problema. Estava com problema com esse 192.168.137.1. hahahaha
    FDP...tava apanhando aqui. Regedit salvou minha vida.
    Abraço! Agradecido!!!

    ResponderExcluir