sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Usuários convocam boicote contra o Metrô no dia 30/11

Noticia retirada de: http://odia.terra.com.br/portal/conexaoleitor/html/2009/11/usuarios_convocam_boicote_contra_o_metro_49006.html


Rio -  Os recentes problemas nas duas linhas do metrô carioca fez com que alguns usuários pedissem um boicote a concessionária Opportrans, que administra o serviço. Um e-mail convocando o protesto para a próxima segunda-feira, dia 30, está circulando na internet. Nele, o remetente se queixa da qualidade da operação dos trens e diz que a atitude será uma resposta à empresa.


"Este evento precisa de empenho e repasse... e será uma boa resposta a estes empresários que só pessam em encher o metrô não respeitando seus usuários, que seguem viagem como numa lata de sardinha!", convoca o remetente do e-mail que foi reproduzido no site do Sindicato dos Metroviários do Rio.
A proposta ganhou ressonância dentro das redes sociais como Twitter e Orkut. No serviço de relacionamentos do Google, uma comunidade foi montada para apoiar o boicote. Já na página de microblogs, alguns usuários têm postado mensagens pedindo adesões ao protesto como forma de dar prejuízos a Opportrans.
Somente neste mês pelo menos três panes aconteceram no Metrô Rio. Uma delas foi registrada pelo leitor Leonardo Apolinario e mostrada aqui no Conexão Leitor. Um dia após o primeiro defeito, outra paralisação aconteceu e a concessionária afirmou que a culpa era do Governo Estadual que não havia investido no serviço.
Posso falar que o Metrô do Rio está mais complicado a cada dia. Na volta só consigo entrar numa composição depois de passar vários trens totalmente lotados. Hoje não foi diferente, apenas na Estácio as coisas estavam bem tranqüilas, diferente de ontem e anteontem, aonde as plataformas estavam cheias. Então o protesto é totalmente justificável.
Só que tem um problema para mim. O Metrô, apesar das complicações, ainda é o meio mais rápido de chegar no local de trabalho. As duas outras alternativas também não são nada agradáveis.
1°) Por ônibus: Tem o problema da Via Dutra, da Av. Brasil e Linha Vermelha que ficam altamente congestionadas pela manhã e, com o boicote, vai ficar pior ainda. Isso já percebi quando vou para Barra a serviço.
2°) Por trem: As duas estações estão bem longe daonde moro. E ainda os trens da Supervia estão mais lotados ainda. Tanto que a minha esposa, que trabalha proximo a uma das estações prefere pegar o ônibus na ida e sofre na volta no interior do trem. E, chegando na Central, ainda tem que pegar o metrô. Ou seja, ainda me esbarro com quem deveria evitar na segunda. E tem outra facilidade do metrô: Nâo pego superlotado na Pavuna (Estação terminal). Claro que não dá para sentar por conta de uns espertos que embarcam na Estação Rubens Paiva. Mas é possível ficar em um canto e viajar tranquilo.
Então eu fico sem escolha. Se eu morasse mais próximo ao Centro ou pintasse uma emergência na Barra seria muito mais fácil participar do boicote. Mas, por causa dessas complicações do transito  no sentido Baixada - Capital, vou aproveitar e ir sentado na segunda, tanto na ida, quanto na volta. Mas espero que o boicote dê um resultado esperado em benefício de todos os passageiros do Metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário