domingo, 1 de abril de 2012

Grupo brasileiro compra a Conectiva da Mandriva e já preparam a versão 11.

Em meio a crise da Mandriva que segue em uma situação indefinida até agora.. Um grupo de brasileiros, que, até o momento da publicação não se identificaram, vai anunciar, ainda hoje, a aquisição da parte da Conectiva da Mandriva por 1 milhão de euros e este mesmo grupo pretende fazer com que a distribuição renasça das cinzas.

Isso mesmo, eles pretendem retornar com a distribuição, que parou no tempo desde da sua última versão, a 10 de 2004. O motivo, pelo qual eles pretendem ressuscitar é que eles estavam cansados de verem várias distribuições nacionais que, na verdade, eram apenas adaptações de outras distribuições, como Debian e Ubuntu, com a alteração de scripts e papeis de parede. Segundo um dos responsáveis pela compra: "A Conectiva é realmente uma distribuição de verdade. Começou como Red Hat mas evoluiu de forma idependente." Ele também deu a sua opinião sobre a União Livre: "A ídeia de descontinuar as pequenas distribuições e montar uma de verdade é louvável, mas demoraria muito tempo para criar-la. Ao menos já temos uma distribuição praticamente pronta e criada aqui no Brasil."

Imediatamente, após o anúncio, este mesmo grupo deve começar a trabalhar na última versão de forma que ela seja totalmente atualizada para os dias de hoje. A nova Conectiva 11 deverá utilizar a última versão do KDE como padrão e deve manter o sistema de pacotes RPM. Também utilizará os últimos avanços como o Upstart da Canonical, o kernel 3.3 e será a primeira distribuição a utilizar oficialmente o BURG como gerenciador de boot. 

A previsão do lançamento da versão 11 é para outubro deste ano.

Tenham um bom domingo:

Atualização de última hora: Já saíu o press release da compra da Conectiva aqui.

5 comentários:

  1. Seria tão bom se fosse verdade...... :/

    ResponderExcluir
  2. Seria tão bom se fosse verdade...... :/ [2]
    Melhor ainda se, ao invés do KDE, retomassem o Windowmaker como gerenciador de janelas padrão. Seria brazuca até a alma! Apesar de ser primeiro de abril, a ideia não é tão absurda assim. Quem sabe via crowdfunding?

    ResponderExcluir
  3. Agora que é 2 de abril já posso falar sobre a brincadeira.

    A idéia até que não é absurda. Se algum investidor interessasse daria certo. Outra solução seria um fork do Conectiva. Não sei porque ninguém pensou nisso em 2004.

    ResponderExcluir
  4. Mas não é a mesma coisa que o Mandriva? Eu já estava quase baixando a versão 2011.
    http://www.mandriva.com/br/downloads/

    ResponderExcluir
  5. gostaria de baixar o conectiva 10 e saber se o mandriva é a mesma coisa do conectiva

    ResponderExcluir