sábado, 25 de maio de 2013

Resolvendo o problema do microfone da webcam no Google Chrome para Linux

Faz pouco tempo que o Google liberou a última versão do Google Chrome que permite fazer a busca usando a voz. Então resolvi fazer um teste em casa que não deu certo no Linux. Parece que o Chrome está surdo.



Alterei as configurações do microfone, que fica na webcam, setei o Google Chrome para usar o mesmo mas, toda tentativa, dava nesta mensagem:


Cheguei a testar na máquina do serviço, que usa Ubuntu, e funcionou normal. Se bem que a configuração dele é um pouco diferente daqui de casa. Então imaginei que deveria ser algo relativo ao ALSA usado no meu Debian. Isso era muito estranho já que todo mundo está testando a ferramenta menos eu e resolvi pesquisar a fundo sobre isso.

Numa dessas pesquisas encontrei esta página: http://wiki.audacityteam.org/index.php?title=USB_mic_on_Linux. Apesar de ser para o Audacity, o link mostrou uma solução que foi perfeito para o Google Chrome.

Para fazer essa brincadeira, basta criar um arquivo no seu home chamado .asoundrc e que deve ter o seguinte conteúdo:

pcm.!default {
         type asym
         playback.pcm {
                 type plug
                 slave.pcm "hw:0,0"
         }
         capture.pcm {
                 type plug
                 slave.pcm "hw:1,0"
         }
 }

Explicando com calma esse código, ele faz o seguinte, ele pega a saida de audio padrão(playback.pcm) e direciona para a primeira placa de som principal, neste caso, o hw:0,0. Já o capture.pcm, que usa o microfone, é direcionado para o hw:1,0 que se refere a webcam que está instalado.

Salvando o arquivo, deslogando e logando novamente, fiz um teste novamente e a busca funcionou, ou seja, o Google Chrome considerou que a entrada padrão do microfone é o que está indicado no .asoundrc, ou seja, passou a usar o microfone da webcam sem maiores problemas.


Mas isso apenas foi testado no Debian Sid 64 bits usando dois dispositivos de áudio (Placa de som e Webcam com microfone). Pode ser que, em outra máquina com uma configuração parecida, a busca funcione de primeira ou não funcionar. Neste caso, só precisa alterar o capture.pcm para usar o hw: com a configuração correta para o microfone.

Tenha um bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário