quarta-feira, 17 de junho de 2020

Como fazer o Google Chrome voltar a exibir a URL completa

Já tem algum tempo que o Google Chrome esconde detalhes dos endereços dos sites como os famosos http:// e https:// e também escondem a parte www e m dos endereços. Para alguns isso não é muito problema. Mas, para alguns outros (E isso também me inclui),  acham muito chato esta parte já que não mostra muita coisa e pode ser também uma porta para phishing. Mas parece que apareceu uma forma de retornar a antiga forma sem precisar de pular para o Firefox.

Pegamos um exemplo a própria página do blog no Google Chrome 83. E isso vale em qualquer sistema operacional.

Sem https:// e sem www :/
Em uma aba acesse o endereço about:flags

Note que o endereço é chrome://flags mas ambos os endereços são válidos

Note que você precisa apenas escrever context menu e procura por "Context menu show full URLs". Ao encontrar esta opção, mude a opção para "Enabled" e, em seguida, vai em "Relaunch".

Após reiniciar, feche a aba já que tem várias opções que podem bagunçar o navegador. Volte a URL e clica com o botão direito na barra de endereços.

Agora aparece a opção.

Clica em "Sempre mostrar URLs completos" e aí o endereço completo surge na barra de endereços.
Agora sim o endereço aparece completo

Como a opção do chrome://flags é totalmente experimental, ela pode sumir nas futuras versões ou possa permanecer e até ficar dentro das configurações do Google Chrome. Tomara que fique na segunda opção para não deixar chateados quem prefere ver o endereço completo no navegador.


E espero voltar mais vezes, em breve mais postagens. E tomara que não seja em 2021 ou além.

Tenham uma boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário