domingo, 17 de janeiro de 2010

Ano novo, vida nova e email novo: Migrando de email de forma tranquila.

Existem duas coisas complicadas para se migrar. O pior é que ambas surgiram para mim no mesmo ano(2000). Um seria o número de celular e o, segundo, o email pessoal. O número de celuar que tenho não desfaço nem que me paguem já que é um número fácil de decorar. Ainda bem que a portabilidade veio para resolver boa parte dos problemas deste tipo. Mas, como esta possibilidade ainda está longe de acontecer, sobrou o email que este sim estou migrando.


Mas como migrar de forma bem suave já que tive experiências anteriores de migrações de endereço de email de forma traumática. A minha última mudança de email foi ainda no ano 2000, aonde mudei de adilsond@gbl.com.br para adilson.dantas@terra.com.br, quase um ano ou dois anos da saida da GBL da antiga Nutecnet (Atual Terra). 


Nove anos depois dessa mudança muita coisa mudou e a minha caixa postal atual sempre vivia cheio de spam. Antes utilizava filtros simples e, hoje em dia, consigo separar o lixo graças ao filtro bayesiano do Thunderbird. Mas, como registrei o domínio adilson.net.br, pensei muito bem e chegou a hora de mudar de email. 


De início, o jeito mais fácil de criar uma caixa postal nova por um domínio próprio e via Google Apps. Mas, se não tem domínio próprio, pode-se usar qualquer outro provedor pago ou gratuito que existe no mercado.


Mas após a criação deste email, vem a parte difícil: Avisar os usuários da existência deste email novo. Se for desativar o antigo, seja por qualquer motivo, os seus antigos contatos não te encontrarão mais e, se tiver algum cadastro associado ao email antigo, vai ter uma pequena dor de cabeça só em mudar os dados se esquecer a senha. Então o melhor jeito é o que se encontra em http://pcworld.uol.cogratuítom.br/dicas/2007/08/09/idgnoticia.2007-08-09.3518531317/. Mantenha os dois endereços por algum tempo. De preferência responda todas as mensagens que chegam no email antigo pelo email novo. Se isso não for possível utilize do recurso do campo Reply-to (Responder para/Endereço para resposta) aonde o contato consegue responder automaticamente para o seu email novo. Uma mensagem avisando a todos sobre a mudança do email antigo para o novo também ajuda


Percebendo que os emails recebidos na sua antiga conta são somente spam e os seus contatos estão enviando para o novo, então chegou a hora de matar sua antiga conta e seguir feliz com o seu novo endereço de email.


Comigo a conta atual começou como endereço de contato do blog e fui migrando alguns cadastros em diversos sites para o endereço novo. Mas ainda respondia listas e outros assuntos pelo email antigo. Mas, desde o início de janeiro que joguei praticamente todas as listas e o restante dos cadastros para o endereço novo. Como o adilson.dantas@terra.com.br ainda está ligado ao Velox que uso em casa, este endreço ainda será mantido por um bom tempo. Mas podem ficar preparados que vai chegar um dia que este email vai desaparecer. Só não tenho a data marcada. Por isso que a minha migração vai ser um pouco mais tranquila do que as anteriores já que será de médio a longo prazo.


Um bom domingo para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário