sexta-feira, 22 de julho de 2011

Provedores gratuitos para o Oi Velox - Chega de gastar dinheiro a toa.

Até, aproximadamente, o ano passado o serviço de Banda Larga da Oi, o Velox, necessitava da obrigatoriedade do uso de um provedor de acesso. Normalmente, com o serviço de ADSL isso era totalmente desnecessário já que a própria operadora pode dar acesso sem problemas. Mas, devido a uma resolução da própria Anatel, criou-se uma situação anormal aonde pagamos um pouco a mais apenas para autênticar no Velox em um dos provedores suportados.

Neste ano surgiu uma novidade que a própria Oi fez questão de não divulgar aos quatro ventos (Porque será??) e descobri, por acaso numa lista que assino, que existe uma opção de ter um provedor gratuíto. Ou seja, ainda existe a figura totalmente anormal do provedor em separado. Mas, como é gratuíto, ela se tornou um mero detalhe. No site do Oi Velox encontramos justamente aquela informação valiosa:


Com essa grande novidade, chegou a hora de economizar. No meu caso eu gastava uns R$ 40,00 por mês para manter a conta do Terra e o Terra Mail Gigante e se tornou uma lata de lixo eletrônico cara quando resolvi utilizar o email do meu próprio domínio como email principal.

Para conseguir o login e senha gratuito só precisa ligar para 10331 ou 10334 (Área da antiga Brasil Telecom), ir na opção Velox para falar com o suporte e solicitar o uso do provedor gratuíto.

No meu caso utilizei o próprio Oi Internet que me forneceu os dados da autenticação como:
  • Login: 21[numero do telefone]@oi.com.br
  • Senha: 5 primeiros números do CPF

Depois de testar a autenticação e ver se está tudo ok, é hora de cancelar o antigo provedor.

No meu caso foi complicado já que o setor que cuida de cancelamentos no Terra só funciona de segunda a sexta de 8 as 20 horas. Não sei se é a mesma coisa nos outros provedores. Mas, na primeira oportunidade, liguei e, depois de insistir um pouco cancelei o provedor. Foi mais de 10 anos desde a época da internet discada mas, hoje se tornou totalmente desnecessário.

Como isso é muito pouco divulgado a solução é espalhar a notícia para todos que usam Velox. Eu estou fazendo a minha parte já que não quero gastar mais apenas para autenticar e encher os cofres dos provedores e acredito mais gente vai se beneficiar com essa divulgação.

Tenham uma boa sexta.

53 comentários:

  1. Muito obrigado pela sua dica, quando chegar hoje em casa vou ligar para Oi para trocar o plano!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiz o teste e o interessante é que dá pra colocar qualquer login e senha que funciona. (rsrs)

    ResponderExcluir
  3. ola quando eu coloquei meu velox aki em casa eles me derão um provedor gratuito assim 81(meu telefone fixo)+5 numeros do cpf ai eu rodo normal mas a uol ficou me ligando direto disendo que se eu não contratasse um provedor uol meu sinal seria liberado mas não iria acessar a internet por motivos da autenticação ai quando eu disse a ela que ja tinha e expliquei eles calarão a boca e diserão tudo bem ai eu entro assim mesmo no meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, eles estão fazendo a mesma coisa comigo.

      Excluir
  4. vlw Adilson Vc é o cara estava procurando esse detalhe mas nunca encontrava !!! eu sabia que eles tinham que disponibilizar um serviço gratuito, pois essa m... de provedor não serve de nada a não ser para autenticação.

    ResponderExcluir
  5. sera que funciona com a claro 3g???

    ResponderExcluir
  6. Agora que estou vendo o comentário. No caso da telefonia móvel, o que inclui Vivo, Claro, TIM, Oi e a Nextel, nunca houve a opção de contratar um provedor a parte. Então o comentário do Nieldson faz sentido. Nada a ver a conexão 3g com essa publicação :)

    ResponderExcluir
  7. Estou agurdando a chegada de meu modem para habilitar o oi velox e a Uol está me enchendo o saco. Segundo me dizem (Uol) caso eu opte pela opção gratuita do provedor da oi minha conexão só atingirá 10% da velocidade fornecida pela Velox (que terá 600Kbps), aí eu pergunto: esta informação é verdadeira? não conseguirei a velocidade fornecida através do provedor gratuito? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Essa informação não é verdadeira. Tanto que estou usando o provedor gratuito e já cheguei a solicitar o aumento da velocidade que depois que foi disponibilizada sem problema algum.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Adilson. Fiz o que vc falou mas aonde testo a autenticaçao? Qual o processo completo. Nao quero cancelar meu UOL antes de ter certeza que estou funcionadno atraves do Provedor Gratuito. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só criar uma nova conexão no seu sistema operacional com o login e senha fornecidos. No caso do seu modem ser roteado(O próprio modem faz a autenticação) deverá entrar na configuração do mesmo para criar ou alterar a configuração. Dando tudo certo é só cancelar o UOL.

      Excluir
  10. Bom dia! Estou solicitando meu oi velox, e a oi disponibilizou alguns provedores gratuitos são eles:
    Free Radius,GNS Internet, Greco, Inforede Technology, Lexxa, LINK BR, Local Turbo, PZB, R7 e TWC, qual desses você indicaria pra eu usar?
    Obrigado!
    Flávio Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um deles deve servir. No meu caso eu optei, na época, pela Oi Internet. É só configurar com o login e senha que vão fornecer e ficar livre dos gastos com os outros provedores.

      Excluir
  11. Adilson Rapaz, MUITO OBRIGADO por essa postagem!

    A Velox só chegou no bairro onde moro no mês passado, assim só fiz a adesão por esses dias (ainda aguardo a chegar do modem para fazer a instalação), mas a oi já ligou informando dessa questão do provedor, mas só deu a opção do UOL, com R$40 mensais.

    Pensei em cancelar o pedido, mas, mediante essa postagem, segunda ligo para a Oi pedindo o provedor gratuito. Já até imprimi algumas páginas da internet para garantir a aquisição, caso eles venham com alguma conversa fiada!

    Novamente, obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Adilson vc é muito bom mesmo, eu tinha a uol e cancelei só que eu preciso de um imal, então com esse provedor vai dar certo muito abrigado!!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. esses provedores são tudo 171( terra uol bol etc) eles fala para todos clientes que se não contratares os serviços deles não vai consiguir o acesso na internet, pos eu trabalho no oi velox rio, e digo que tudo mentira deles não precisa pagar nada de provedor

    ResponderExcluir
  15. Fiz pela internet mesmo, no próprio site da Oi, que tem a opção para trocar de provedor.

    ResponderExcluir
  16. Bem , há 3 meses tenho usado esses provedores gratuitos e tenho tido problemas de conexão constantemente....já mudei pra vários...fico 2 dias..depois cai...será que não é o problemas desses provedores gratuitos, pois quando pagava isso não acontecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 dias e, depois cai? Creio que seja algum problema em relação ao próprio velox do que o uso do provedor gratuito.

      Excluir
  17. Adilson Dantas obrigado por postar isso tem uma porção de gente ligando para minha pessoa para assinar um provedor de acesso ,sendo que, pelo que vi a oi disponibiliza provedores gratuitos.liguei para eles os mesmos falaram para que na minha linha é só eu botar o login e senha na hora da instalação do modem que autentificará automaticamente e o acesso será liberado. muito bom seu site parabens...

    ResponderExcluir
  18. Adilson me tira uma duvida ? acabei de assinar a velox posso usar esses provedores gratuitos?, pois constantemente o uol me liga dizendo q só terei acesso se tiver o provedor deles! mesmo dizem q tenho provedor gratis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Não acredite no que o UOL diz. O acesso a internet é liberado tanto com o provedor gratuito quanto o pago.

      Excluir
  19. Eu estava lendo essas informações que foi disponibilizado aqui nesse blog porque adquiri a internet Oi Velox a 2 dias e tenho recebida muitas ligações a respeito de provedores(pagos), até cheguei a cair na conversa da atendente do provedor da Terra e dei meus dados e foi registrado um login, porém pesquisando um pouco mais pela internet descobri o golpe do provedor Terra e peguei o numero do telefone da terra e depois de um bom tempo falando com a atendente, consegui cancelar meu registro, hoje dia (08/08/2012)enquanto eu estava lendo esse Blog recebo outro ligação novamente do provedor, atendi e a mulher já veio falando novamente que iria precisar de meus dados para criar um novo login para mim poder estar acessando a internet depois da instalação da técnico, então falei com a mulher que eu não necessitava do provedor Terra, porque já estava ciente que eu poderia adquirir provedor gratuito pelo site da Oi. Simplesmente ela agradeceu e desligou o telefone sem deixa eu falar mais nada.
    Hoje á noite vou resolver esse negocio de prevedor.
    Todos nós devemos ficar ciente de nossos direitos
    e eu agradeço ao dono do blog por ajudar-nos a reconhecer-los!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Como saber se estou pagando Provedor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente é quando recebe a conta do provedor ou se tem débito automático.

      Excluir
  21. Prezados, eu assinei uol por muito tempo, só como provedor e minha net era simplesmente perfeita. Incrivelmente quando resolvi cancelar e mudar para o Oi grátis, simplesmente minha internet ficou uma porcaria. Link de 1Mb eu via vídeos no youtube tranquilo, não dá mais. Fica travando.
    Será coincidência?? Estarei testando os outros grátis, mas acho muito estranho. Atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser algo mais da conexão do velox do que o uso do provedor gratuito. Eu quase não tenho quedas ou lentidão na conexão.

      Excluir
    2. Olá, gostaria de dizer que melhorou a conexão. São algumas prováveis opções:
      1 - Liguei pra Oi e reclamei, duas vezes.
      2 - Ocorre que sou usuário do Ubuntu percebi que ao usar o Windows na mesma máquina, normalizava. Então comecei a desconfiar do S.O. Como sou usuário básico, fui de fórum em fórum testando tudo que é comando que indicavam.
      3 - As duas coisas.
      Obrigado.

      Excluir
  22. Adilson,eu uso internet discada pelo celular da vivo, eu posso fazer este procedimento de provedor gratuito???

    ResponderExcluir
  23. Não. Até porque, no caso da conexão via celular, não tem a imagem do provedor a parte.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom, vou mudar isso mais rápido possível, mesmo porque toda vez que a UOL me liga oferecendo outros produtos como UOL Anti-vírus etc, mesmo eu falando que não quero o plano, eles colocam em minha assinatura.
    ótima postagem

    ResponderExcluir
  25. Mister cabe ressaltar a eficácia e a eficiência deste blog, pois as nossas verbas financeiras tão escassas e labutadas em ardentes embates não são e nem devem ser objeto de cobiça para inescrupulosos empresários que tentam a todo o momento usurpar-nos.
    Parabenizo o idealizador desta pagina pela audácia competente de alertar os usuários do ciberespaço.
    Tipifico aqui nestas entrelinhas o meu singelo mas sincero agradecimento a todos pelas elucidações transcritas. Cidadania faz-se com empenho no bem-comum!...

    ResponderExcluir
  26. pô valeu pela dica, eu tenho o terra, só q todo mês tem q pagar 20,00 reais (mesmo q num seja muito, mais alivia o bolso um pouco), e tava em duvida em relação á um provedor gratuito, mas agora tudo ficou esclarecido. vlw!!

    ResponderExcluir
  27. Venho engordar a IRA de tantos pelo Terra
    um funcionario do terra se passou por atendente da OI me vendendo internete da OI, 24h apos vi que havia adiquirido o serviço do provedor terra (isso é estelionato) au custo de 19,90 mes, mas no segundo mes a cobrança era de 60,00 por um serviço que não utilizo (outro crime)
    tento incansavelmente cancelar este serviço,mas sou passado de um atendente a outro sussecivamente sem ter nenhuma solução, isso quando não desligão o fone (outro crime contra o consumidor)
    De acordo com os mais de 40 atendentes com quem falei não posso cancelar pois meus dados cadastras não são os mesmos que eu estou passando, então como podem fazer cobranças em meu cartão de credito se meus dados não são os mesmos que o terra pssui (outro crime) não consigo acesso com a ouvidoria nem ao atendimento on-line ou ao cliente,todas as paginas dão erro 404
    (mais um crime ao consumidor)
    Como pode o TERRA usar de tantos meios ilegais ( alguns criminais como estelionato) e atropear tantos direitos do consumidor para efetuar vendas de seus produtos? e não ter nenhuma autoridade ou orgão que realmente fiscalize e multe tal empresa? e até esta data ainda não consequi solução nem sequer respostas aos inumeros mail que enviei ao terra 15/10/2012

    obs: a OI comete um crime tambem,pois é proibido divulgar dados pessoais a outras empresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o terra fez exatamente a mesma coisa com a minha sogra. fdps tb ficaram enrolando e nao queriam cancelar, mas mandei ela cancelar a seco, sem medo da ameaca de ficar sem internet. por dois dias estava indo tudo bem, hoje minha velocidade caiu de 10mb pra 1mb. vou ligar pra oi amanha cedo e xingar eles ate' as tetas.

      Excluir
  28. eu tinha o UOL e minha internet funcionava muito bem,fazia downloads bem rapido e o acesso a internet era sem problemas,mas dai cancelei e coloquei o provedor gratuito do oivelox@oivelox.com.br e ta uma merda minha internet !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta colocar assim:
      login: internet@oi.com.br
      senha: internet.

      Excluir
  29. estou economizando 19,90 do provedor e gastando MUITA paciencia com a conexão super devagar =/

    ResponderExcluir
  30. quer um provedor grátis?
    resete o modem e não ponha nenhum provedor e tente acessar um site, ai vai abrir o site http://aviso.veloxzone.com.br/aviso.htm depois vcs escolhem a opção "Sim, este é meu primeiro acesso" ai vai da a opção de escolher entre provedor pago e gratuitos.

    :)

    ResponderExcluir
  31. por favor me ajude eu resolver isso

    ResponderExcluir
  32. eu preciso saber como faço porq eu estou pagando pra oi e nao tenho provedor da oi eu estou com provedor da uol e estou devendo trezentos e noventa e oito efui saber antes de ontem e procurei a oi pra me ajuda me falaram um monte coisa la e diz q eles nao tem nada ver com isso

    ResponderExcluir
  33. Também configurei para utilizar conexão Oi velox gratuita porém percebi meu cliente de e-mail (Microsoft Outlook) parou de enviar e-mail. Entrei em contato com o atendimento velox e me disseram que o problema seria em função de estar usando provedor gratuito. Alguém sabe se esta informação procede ou estão me forçando a pagar por um provedor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não procede. Provavelmente seja o bloqueio da porta 25. Veja se o seu provedor utiliza uma outra porta para o envio de emails e configura para utilizar esta porta.

      Excluir
  34. Adilson, vc é demais, mal acabei de contratar a velox e uns minutos depois já recebi ligações oferecendo provedor pago. Fiquei encucada, mas seu post foi esclarecedor. Mesmo sendo antigo, é bem atual a dúvida de tantos.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. A Milena apagou o comentário. Mas acho que já resolveu a dúvida. Pode sim usar o gratuíto sem problemas. Qualquer papo de Terra, UOL e qualquer outro provedor dizendo que o Velox só funciona melhor se pagar pelo provedor é uma total mentira já que o que eles fazem é liberar a autenticação. Mas para que pagar se já tem o gratuíto que faz a mesma coisa. E, até hoje, não tive problemas em relação ao uso do provedor gratuíto.

    ResponderExcluir
  37. Obrigado Adilson pela informação ja sabia dessa informação a mais tempo mas aqui na minha região ainda não estava disponivel só foi a gvt vir se instalar por aqui que a oi começou a se mexer pois estão perdendo muitos clientes pelo péssimos serviços e mal atendimento geralmente não se gasta menos do que 1 hora pendurado ao telefone para resolver qualquer assunto que seria de rápida resolução, outro assunto que é relevante é em relação aos serviços de internete banda larga oferecida pela oi no site eles colocam um preço e na fatura vem outro no meu exemplo seria 10MB 69,90 e ta vindo 180,00 sera que isso seria um crime também ja faz 3 meses que tento resolver e nada, o geito vai ser migrar para a Gvt que esta mais em conta 150,00 ilimitado local e nacional e mais 15 mb com provedor incluso e ultimamente minha conta tem vindo não menos que 250,00 a 300,00 isso porque eu nem uso o telefone, a não ser para internet e ligar para o 10314
    ainda vou ver qual dos provedores gratuitos vou assinar (Local turbo, oi, inter.net, o lexxa, GNS internet, R7, inforede, PPZ, linkbr, wm e TWC) são os gratuitos disponiveis, bom para serviço de autenticação qualquer um serve(resta saber qual é o melhor), pago somente se te oferecer vantagens um bom exemplo da falecida AOL não era caro e oferecia excelente vantagens como sites de educação especializados e com conteúdos exclusivos entre outras coisas.Até mais...

    ResponderExcluir
  38. Prezado Adilson.
    Meu telefone fixo é OI e pago uma taxa da velox e outra para usar o telefone. Mas nao faço ligação, só uso para o velox, pois tenho um telefone da embratel que uso para ligar local e interurbano.
    Como faço pra ficar com meu custo oi só velox? Vc tem uma dica?

    ResponderExcluir
  39. ATENÇÃO!!!
    Um outro provedor que se passa por atendente da oi é SAN INTERNET...R$45,00 SEM PENA NEM DÓ...eu otário nao sabia de nada, acabei assinando, mas vou cancelar essa desgraça já já!!!!
    obrigado.

    ResponderExcluir