sexta-feira, 7 de março de 2014

Não foi desta vez. Christopher Lloyd pede desculpas pelo vídeo falso do Hoverboard

Não foi desta vez que teremos o Hoverboard. Mas o tênis ainda está garantido.

Sobre a notícia de ontem, realmente o site e-farsas acertou dizendo que é falso. Tanto que o próprio Dr. Brown/Christopher Lloyd enviou um vídeo do site que originou a brincadeira, o Funny or Die que disponibilizo abaixo:

O resto deixo com o copy & paste do http://gizmodo.uol.com.br/video-fake-hoverboard/ que explica tudo:

Esta semana, começou a circular pela internet um vídeo que mostra um hoverboard de De Volta para o Futuro II aparentemente voando. Havia muitas pistas de que isto era falso, e o Funny or Die enfim admitiu estar por trás deste viral. Mas nós ainda não sabemos ao certo por que eles fizeram isso.
“Se nós inspiramos uma pessoa a entrar nas ciências do hoverboard, considero isto uma vitória”, diz Christopher Lloyd, que interpretou o Dr. Brown, no vídeo de “desculpas”. “Torço que hoverboards sejam mesmo reais um dia. Vão! Façam isso acontecer! Por todos nós! Deus te abençoe.”
A pegadinha inclui até um site bastante profissional para a empresa fictícia HUVr Tech, que ajudou a enganar os desavisados. O domínio só foi registrado em 25 de novembro de 2013, pouco tempo para uma empresa com uma tecnologia tão revolucionária.

Aparentemente, o objetivo era dar de presente um hoverboard não-funcional para quem visitar a página do Funny or Die no Facebook: “vamos escolher aleatoriamente entre os que comentarem sobre este vídeo nas próximas 24 horas para ganhar um HUVr Board assinado por todo o elenco”. Isso inclui Tony Hawk, Moby, Billy Zane e o próprio Christopher Lloyd, entre outros.
Parece um motivo fraco para tanto esforço. Se isso fosse uma propaganda para a Mattel, até faria sentido: em 2012, a empresa lançou uma réplica do Hoverboard que custava US$ 120. Claro, ele não voava, mas prometia “deslizar sobre a maioria das superfícies”. Só que nem isso ele conseguia fazer:
Ele não desliza. Nem um pouco. Nem suavemente, nem bruscamente, nem nada. Não há qualquer deslizamento de qualquer espécie, porque isso é apenas um pedaço de plástico com um compartimento de pilha AA e efeitos sonoros do filme…
mattel hoverboard review
No fim, foi só uma pegadinha que acabou decepcionando nerds retrofuturistas como eu, mesmo que apenas por um breve momento.
Esta não é a primeira vez que o mundo é enganado com a promessa de hoverboards. Em 1989, o diretor de De Volta para o Futuro II foi à televisão e declarou que hoverboards eram reais. “Eles são uma realidade há anos, mas entidades parentais não permitem às empresa de brinquedo fabricá-los”, insistiu Robert Zemeckis. “Mas nós conseguimos pôr as mãos em alguns deles, e vamos colocá-las no filme.” Claro que era mentira – assim como o viral.
Bom, fazer o que. Agora que já foi confirmada a farsa, só resta dizer o futuro quase chegou.

Tenham uma boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário