terça-feira, 7 de abril de 2015

Encontrado bug que mata a aba do Google Chrome ao exibir um link

Uma notícia que andou preocupando alguns usuários do Google Chrome desde hoje é que descobriram uma maneira de derrubar uma aba do navegador apenas adicionando um link em uma página. Nem é necessário clicar no link, só acessar a página aonde se encontra o link já e ó suficiente para fazer o estrago.

Segue o copy & paste do http://www.tecmundo.com.br/google-chrome/77873-faca-aba-chrome-travar-totalmente-link.htm com algumas adições que explica melhor essa brincadeira.

Você se lembra de quando um bug no iOS foi divulgado (veja também aqui) e fez com que milhares de pessoas sofressem simplesmente pela presença de alguns caracteres em árabe nos sites. A confusão foi imensa, mas já pensou em como seria ainda mais caótico um mundo em que as pessoas conseguem fazer com que seu navegador trave somente por inserir um link em uma página carregada nele em qualquer sistema operacional?


Pois um usuário do Reddit chamado jlblatt descobriu uma falha bem interessante no Google Chrome. Com a inserção de determinados códigos na fonte de páginas, ele pode fazer com que as abas do Google Chrome sejam travadas assim que são carregadas. Você pode ver como isso funciona rapidamente.
Temos a aba do Chrome morto e, em seguida, o Firefox, que é imune a falha.

Clicando sobre este link, você pode ver exatamente o que acontece no Chrome. Trata-se de uma página criada pelo próprio jlblatt — acima deste parágrafo você pode conferir a diferença do carregamento entre Chrome e Firefox — para mostrar o que acontece nos navegadores.
O bug foi reportado para o projeto Chromium e já está sendo corrigido para a próxima versão do navegador. O crash ocorre por causa de uma sobrecarga de memória causada pela forma como os links são criados. Por razões de segurança, não há explicações públicas ainda de como criar outros links com o mesmo fim.
FONTE(S)
IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário