quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Impressões sobre o Despertar da Força

Agora que tenho tempo livre vou contar o que achei do filme que vi no último final de semana que é:

Star Wars - O Despertar da Força.
O maior sucesso de bilheteria de toda história.


Mas, antes, um aviso para o desavisado que ainda não comprou o ingresso ou o que vai assistir amanhã, depois de amanhã, daqui a alguns dias ou daqui a pouco:

ATENÇÃO: SPOILERS LOGO ABAIXO. SÓ PROSSIGA
SE TIVER CERTEZA DO QUE ESTÁ FAZENDO. TANTO QUE
NÃO VAI APARECER NA PÁGINA PRINCIPAL DO BLOG.
Sim, este post está cheio de spoilers. Se não assistiu fecha esta página ou não clica no "Mais informações", vá para o cinema, assista o filme e depois, aí sim, pode continuar a ler o texto.


Já prosseguiu? Esta é a última chance de fechar a página e ir ao cinema primeiro. Depois não diga que não avisei. O texto começa depois de um grande espaço:





















































Vamos aos detalhes: O tema principal do filme é a busca por Luke Skywalker, que está desaparecido. O desaparecimento dele foi por conta do Kylo Ren, também conhecido como Ben Solo, filho de Han Solo e Lea Organa Skywalker. O Luke estava treinando o sobrinho e mais alguns padwans quando, de uma hora para outra, o Ben é seduzido pelo lado negro e mata quase todo mundo e foge para se juntar para o que sobrou do Império que, agora, se chama Primeira Ordem. Decepcionado e traumatizado, Luke deixa umas instruções com RD-D2, que fica em modo stand-by, e se manda para um lugar distante.

Tempos depois, a Resistência, a sucessora da Aliança Rebelde, vai em busca dele. Tanto que um dos pilotos, Poe Dameron, encontra um mapa aonde o Luke está em uma aldeia em Jakku. Só que a Primeira Ordem acaba chegando e, o mapa acaba com o droid do Poe que é o BB-8, que vai para o mais longe possível e nisso começa a desenrolar a história.

Mas não vou contar todo filme aqui já que assistimos, vamos para os pontos principais. Começamos pelo ex-stormtrooper Finn, que após ter remorso de tanta atrocidade da Primeira Ordem, resolve soltar o Poe Dameron e, na fuga, cai em Jakku. Ele dá um toque cômico em parte das cenas e até dá trabalho no Kylo Ren na cena de luta. Alguns reclamam que ele não saberia usar o sabre de luz. Bom, temos que levar em consideração que o Finn era um stormtrooper e tinha um treinamento militar. Mesmo não tendo usado um sabre de luz antes, ele saberia dar alguns golpes. E o Kylo Ren tinha levado um tiro do Chewie após a cena mais triste do filme (Já chego lá) e poderia ainda estar transtornado.


A participação dele é boa mesmo e pode ser destaque no episódio seguinte.

Agora temos a futura jedi Rey. Ninguém sabe como ela foi parar em Jakku. Ela trabalhava como sucateira, recolhendo as sobras de uma das últimas batalhas da Aliança Rebelde contra o que sobrou das tropas imperiais. O poder da força nela é muito forte e consegue aprender rápido os seus poderes. Na cena em que ela usa aquele truque mental no stormtrooper para libertar-la foi muito bom. Tem alguns que acharam forçado. Mas histórias de Jedi são bastante contadas depois da queda do Império Galático e, então, ela deve saber que existe este truque e foi tentando até conseguir. A cena mais empolgante foi mesmo a batalha contra o Kylo Ren. Mesmo com pouca ou quase nenhuma experiência, ela consegue derrotar-lo. Acho que ela terá um excelente treinamento após encontrar o Luke já bem no final do filme.


O Kylo Ren, já entrou mostrando o seu poder. Parando o tiro do Poe Dameron deu para entender que ele é bastante forte. Em compensação, ele é bastante instável. Numa das cenas, quando soube que as tropas perderam o rastro do BB-8 e do mapa, ele tem um ataque de fúria e destrói todo o painel com o sabre. Outra cena forte foi o encontro com o pai, Han Solo. Ele bem que tentou tirar o filho dessa mas..

Kylo Ren passa o sabre no pai. :(

Num ponto de não retorno do lado negro, o Kylo Ren elimina uma das últimas ligações com a luz que seria o pai dele. Nisso o Líder Supremo Snoke disse que já esta pronto para concluir o treinamento.

Depois dessa o Chewie mete aquele tiro e o resto da história já contei logo acima.

Essa é uma das poucas imagens do Snoke que consegui
O Lider Supremo Snoke é outro desconhecido. Han e Leia sabem quem ele é. Mas ainda não sabemos como ele surgiu, como ele assumiu o que sobrou do Império para formar a Primeira Ordem. Provavelmente é um sith com bastante poderes. Existe uma teoria que ele seja o Darth Plagueis, o mestre de Palpatine que tinha o poder de criar vida. O Palpatine tinha contado para Anakin que ele tinha matado o mestre. A teoria é que ele ressuscitou, se escondeu e, quando Palpatine e Anakin(como Darth Vader) morreram, ele reapareceu para assumir tudo. Mas isso saberemos melhor no episódio seguinte.


A dupla Han Solo e Chewbacca. Eles voltaram ao contrabando após Han perder o filho para o lado negro da força. Numa dessas brincadeiras eles perderam a Falcon Millenium que, venda após venda, acaba em Jakku aonde a Rey, Finn e BB-8 pegam a nave para fugir da Primeira Ordem. Por sorte Han Solo a encontra novamente e segue com os novos personagens para direcionar-los para Resistência. Pena que aconteceu aquele evento trágico. :( O Chewie também ajudou muito e, no final, ele acompanha a Rey em busca de Luke para que ela seja treinada como Jedi.

No cinema ouvi uma mulher comentando que o Chewbacca não muda em todos os episódios, do II até o VII. Mas temos que levar em consideração que ele é um Wookie e não um humano. Os Wookies podem ter uma expectativa de vida bem maior do que um humano normal, o que explica o fato dele não envelhecer, ele envelhece de maneira mais lenta.




A General Leia Organa Skywalker. Assim como Han Solo. Ela se dedicou mais ao comando da Resistência após perder o filho para o lado negro da força. No filme consegue se reconciliar com Han Solo. Pena que foi o último encontro dos dois. Mas ainda vamos ver ela nos próximos episódios.



E o BB-8. Praticamente todo mundo gostou deste novo droid. Ajudou na parte cômica e foi um bom complemento quando o R2-D2 voltou a ativa para completar o mapa que leva ao Luke.



  

Pense numa estrela da morte construída dentro de um planeta. Essa é a descrição da Estação Starkiller. Ela suga a energia de uma estrela para incinerar qualquer planeta que esteja no caminho da Primeira Ordem. Por sorte ela já foi destruída e virou uma nova estrela.

Ainda tem personagens que não mencionei mas ou esqueci mesmo de mencionar ou a participação do personagem é pequena.

O filme, no final, foi muito bom. Merece o sucesso todo, merece o recorde nas bilheterias e, nos deixa com uma vontade enorme de assistir o episódio VIII. Vamos ver se muitas dessas perguntas sejam respondidas nele. Mas isso é só em 2017.

Um Feliz Natal para todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário