quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Quais foram os principais memes da Internet em 2015

Essa é uma postagem bem inspirada no http://olhardigital.uol.com.br/noticia/infografico-mostra-os-principais-memes-da-internet-brasileira-em-2015/54007, aonde a Infobase Interativa fez um infográfico mostrando quais foram os principais memes de 2015 nas redes daqui do Brasil. Em vez de reproduzir o infográfico, vou reproduzir os memes direto aqui, com direito a vídeos, fotos e outras coisas. Ainda vou colocar duas menções honrosas que não apareceram mas, que vale a pena relembrar.



A retrospectiva da Infobase separou por categorias. Vamos passear por todas elas.

  • Personagens
Põe a cara no sol, mona



Natasha Martony viralizou em plenas férias na Europa. A transformista gravou um vídeo onde falou a frase "Põe a cara no sol, mona" para incentivar gays e drag queens a saírem sem maquiagem pelas ruas. O vídeo conquistou famosos como Paulo Gustavo e Marcus Majella e gerou uma série de covers. A imitação mais famosa tem mais de 600 mil visualizações no Youtube.

Já acabou , Jéssica?


Entre os memes mais comentados de 2015 está a famosa briga de Jéssica e Lara, a estrela da gravação. O vídeo que teve mais de 490 mil visualizações no Youtube, ganhou inúmeras paródias na Internet, e até um jogo para Android. Segundo a professora das adolescentes, elas voltaram a ser amigas. Porém, será que a gente já pode esperar pela parte 2 do já acabou, Jéssica?

Dinofauro


Com cerfeza vofê já oufiu falar do Dinofauro! É praticamente um trava-língua! O dinossauro azul vem junto de uma frase hiária com o F no lugar de algumas consoantes, já que o personagem não tem a mandíbula inferior. A páfina offifial do Dinofauro tef maif de 200 mil curfidas!


Senhora


Pega no flaga, senhora! A filiada da Rede Globo em Goiás denunciou funcionários públicos que batem o ponto no trabalho e vão embora na sequencia. Entre eles está Edinair Maria dos Santos, a famosa senhora que saiu correndo quando foi questionada sobre o esquema. A repórter persegiu a servidora atrás de respostas para a entrevista chamado-a de senhora várias vezes. Além de ter viralizado na Internet, o meme se tornou jogo para smartphone, chamado de "Senhora Volta Aqui".

Menção honrosa adicionada pelo Adilson: A ida da Fabíola na manicure e a fúria do corno ao pegar-la no flaga com o melhor amigo.

Esse é o meme que surgiu bem no final do ano provocado pelo melhor enredo de novela mexicana. Tudo começou com a Fabíola que é casada com o Cadu e ela pula a cerca com o melhor amigo do Cadu, que é casado com a irmã da Fabíola. E, nas saídas, dá a desculpa que ia pintar a unha. Aí surgiram vários memes relacionado a pintura de unha com traição. Depois disso rolaram mais vídeos da Fabíola pintando a unha mas não publicarei aqui já que é classificado como NSFW (Not safe for Work - Não seguro para ver no serviço). No vídeo acima o Marcelo Rezende, no Cidade Alerta, explica, em todos os detalhes, a história toda e, se não aparecer outra coisa chamativa, será o meme que fecha o ano de 2015.


  • Expressões
Miga, sua loca
O surgimento desta expressão que representa as indiretas (e diretas) bem-humoradas que as amigas trocam na web segue a sina de diversos outros memes e não tem origem definida. Mas uma página no Facebook, intitulada "Miga, sua loca", concentra a maior parte dos conteúdos citados com a frase.

Falsiane



A provável origem do termo "Falsiane", que indica uma pessoa falsa, aconteceu numa conversa no Twitter entre Camila Pitanga e um fã, que adjetivou a atriz desta forma. Depois disso, o termo se espalhou pela web, gerando imagens e interações entre amigos, e indiretas para desafetos.

Manda nudes
Ok! Tá aqui os nudes :P

Pedir fotos íntimas de outras pessoas foi febre e gerou bastante polêmica em 2015. Seja pelo Facebook, Twitter, Whatsapp ou Snapchat (talvez o aplicativo mais "adequado" para esta prática), pedir um "Manda Nudes" se popularizou pelo humor das imagens com a frase, muitas vezes fazendo uma paródia com logotipos de programas, séries, livros e produtoras.

Deboísmo


Mil tretarão ao teu lado, mas você não será atingido porque és de boas! O Deboismo é uma nova filosofia de vida que ganhou muitos adeptos nas redes sociais. É provável que frases que inspiram a cultura "de boas" estejam associadas ao bicho preguiça, o animal escolhido como representante da causa. Com isso surgiu a página Deboísmo, que possui mais de 500 mil fãs no Facebook.

Me solta

Uma reprodução da pintura 'L'Amour Désamé'(O Amor Desarmado) de William-Adolphe Bouguerenau, modificada pelo brasileiro Mandrak, fez bastante sucesso em 2015. A obra virou o meme mais famoso para representar o descontrole do ímpeto de agir em determinada situação, o que foi utilizado com dose extra de ironia pelos internautas.

  • Polêmica
Vestido azul e preto ou vestido branco e dourado


Esse meme dividiu opiniões na internet! Afinal, alguns juravam que o vestido era #PretoeAzul  e outros insistiam que era #BrancoeDourado. De qual lado você ficou? A polêmica começou quando  Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, compartilhou a foto do vestido no seu Tumblr. O famoso vestido foi usado pela mãe da noiva em um casamento que a banda de folk, na qual a internauta faz parte, estava tocando. A partir da publicação, a imagem se viralizou e ganhou diversos memes  na web. Até celebridades participaram da discussão, como Ellen DeGeneres, Taylor Swift e Kim Kardashian.

O vestido original é preto e azul, mas a foto tem um efeito causado pela luz do ambiente que faz com que o fundo da imagem fique saturado, o que abre brechas para que seu cérebro interprete com mais liberdade. Para ver o vestido mudando de cor, coloque a imagem em um ambiente mais claro ou escuro. Parece mágica!

OBS do Adilson: Já cheguei a ver o vestido como branco e dourado mas, com o tempo, o meu cérebro se acostumou e, agora, só vejo preto e azul.

  • Música
Falsete da Melody



Incentivada pelo pai, MC Belinho, a cantora mirim MC Melody viralizou na internet brasileira neste ano com o seu falsete, técnica de canto para atingir notas mais agudas.  Se intitulando como "Rainha do Falsete", Melody caiu nas graças dos internautas, que criaram memees e paródias de músicas com as exibições da funkeira.

Wesley Safadão


Quando o cearense Wesley Oliveira da Silva assumiu o posto de vocalista da "Garaota Safada", banda da sua família, não sabia o sucesso que faria no mundo musical e na internet. Wesley Safadão é considerado um dos artistas mais bem pagos do Brasil (cache de 500 mil reais por show) e tem uma legião de fãs na internet, que criaram memes com suas músicas, fotos e frases.

  • Futebol
Dibre





"Vou te dibrei", Dibra eu" e outras variações do termo "dibrar" ganharam a web brasileira, tendo como representante maior o jogador Ronaldinho Gaúcho, duas vezes o maior jogador de futebol do mundo  pela FIFA, conhecido por sua habilidades e dribles desconcertantes. A palavra "dibre" viria formada pelos boleiros, ao errar a pronúncia correta da ação.

Marinho


O jogador Marinho estava saindo de campo quando parou para dar uma entrevista ao vivo aos reporters. Em meio às perguntas, o atleta ficou sabendo que estava suspenso para próxima partida e disparou um "Quem m****, hein?". A frase ganhou várias imagens engraçadas nas redes sociais e até ganhou um pagode.

Eurico Miranda




Com as frases "O respeito voltou. Ponto" e "Se o Vasco cair eu me mudo para Sibéria". O presidente vascaíno Eurico Miranda foi um prato cheio para os criadores de memes. A fraca temporada do curzmaltino, que culminou com o rebaixamento para a série B, rendeu muitas piadas na internet.


  • Política
Frases Dilma



Em seus discursos este ano, a presidente Dilma Rouseff falou diversas pérolas como "Mulher sapiens", "Estocar vento", "Saudando a mandioca" e a mais famosa "Não vamos coloca meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta", o que gerou uma enxurrada de memes sobre a forma atrapalhada de suas declarações.


  • Celebridade
Oscar




Quem vai ganhar o prêmio de melhor meme no Oscar 2015? Vamos aos indicados: Lady Gaga desfila usando suas luvas inusitadas no tapete vermelho e Meryl Streep grita, sem deixar de ser diva, "You go girl!"(Vai, garota!) durante a premiação. E o Oscar vai para...


Bela Gil


Você pode substituir tudo, menos a Bela Gil! A apresentadora e chefe de cozinha natural deu o qu falar com as suas criativas e, digamos, inusitadas trocas alimentares em seu programa Bela Cozinha, no canal GNT. Hummm... que delícia #SóQueNão!

Menção honrosa adicionada pelo Adilson: Paolla de Oliveira




A aparição dela na minissérie Felizes para Sempre deu o que falar. Não sei o porque não adicionaram na lista. Isso viralizou de várias formas que foi imitado por muita gente. É só olhar o vídeo para entender o porque. E que porque...


Atualização: 26/12/2015: Faltou uma categoria. Foi falha minha mas, já adiciono aqui.

  • Filmes
De volta para o futuro

21 de outubro de 2015. Essa data representa o futuro vivenciado por Marty McFly(Michael J. Fox) e Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) no segundo filme da franquia "De volta para o futuro". Carros voadores, skates flutuantes, Pepsi Perfeita: quais previsões do filme aconteceram neste ano e quais estão mais distantes de se tornarem realidade?
Essas especulações geraram vários memes as redes sociais e muitos fãs vibraram com a brincadeira e, claro, com a homenagem.

John Travolta confuso



Alguém confuso por ai? Um dos memes mais recentes deste ano foi originado de  uma cena do filme "Pulp Fiction - Tempo de Violência", de 1994, em que Vicent Vega, personagem de John Travolta, fica confuso ao entrar na casa de Mia Wallace, interpretada por Uma Thurman, e ouvir a voz dela pelos auto-falantes. O meme virou febre e ganhou diversas montagens engraçadas na web.




  • Evento
Black Friday


Black Friday ou Black Fraude? No Brasil, não faltaram memes sobre o dia do ano mais esperado pelos consumidores. Sejam sobre denúncias de falsos descontos ou reclamações pela falta de dinheiro para comprar, os memes da Black Friday rechearam de humor a internet brasileira.

Enem


A história se repete todos os anos no Enem. Estudantes que chegam atrasados e são barrados na prova, questões impossíves e vai por ai vai!  Não faltam memes para divertir os internautas na internet. Afinal, podemos perder o ENEM, mas não perdemos a piada.

Masterchef Brasil


Coloca muito tompero e flango nos memes! As declarações de Jiang Pu, a competidora favorita da internet, turante o programa repertutiram e ganharam vários memes. Afinal, não dá para resistir a tanta fofura, não é?  E a zueira continuou na final do reality show culinário. Nada escapou aos olhos atentos dos internautas, como o programa ser gravado e não ao vivo como estava sendo divultado a demora para abrir o envelope do ganhador pela apresentadora Ana Paula Padrão.


E terminamos aqui a lista dos melhores memes de 2015 que passaram por aqui, no Brasil. A todos um Feliz Natal e até a próxima publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário