sábado, 13 de abril de 2019

A imagem do buraco negro e o avanço da ciência



Esta semana o mundo ficou maravilhado com a divulgação da primeira foto de um buraco negro. Na verdade nem é do próprio buraco negro. E sim do que está ao redor dele. Uma espécie de sombra já que nada consegue escapar dele. O que vemos, na foto, é o disco de acreção que fica ao redor dele. Então, o que está no meio é, com a mais absoluta certeza, um buraco negro.



Esse foi um trabalho de três anos processando 5 petabytes de dados coletados por diversos radiotelescópios espalhados pelos mais diversos cantos do mundo. A quantidade de dados é tão enorme que os dados foram 'transmitidos' por voos de avião. Ou seja, um carregamento enorme de HDs para serem processados.

Katie Bouman, a principal responsável pelo algorítimo para chegar na imagem com uma pequena parte dos dados.  
E este vídeo mostra como foi feita esta coleta e o porque da escolha do M87, apensar de ser em inglês.




Talvez teremos uma foto do Sagitarius A* mas vai demorar um pouco. Apesar de perto ele é menor e bem mais calmo que o buraco negro do M87. Tanto que preparei um vídeo mostrando a tremenda distância que este buraco negro está e a comparação com o sistema solar e o Sagitarius A*.



E, sim, este buraco negro é enorme mesmo. Mas, como foi mostrado no primeiro vídeo, ele é um pontinho que está muito, muito longe. Por isso que saiu um pouco borrado. Mas a importância desta imagem é mostrar que Einstein está certo e todos aqueles que previram os buracos negros conseguiram acertar. Então um marco como este tem que ser comemorado. No futuro, com o avanço da ciência, teremos imagens melhores. Mas isso é apenas um começo.

Mais detalhes: https://eventhorizontelescope.org/
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A - Canal do Space Today. Não vou citar um porque tem vários vídeos falando sobre o assunto. Então é melhor assistir todos.

E tenham um bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário