sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Solução para o VMware com o Kernel 5.8 1 mês depois.

Depois de 1 mês após o lançamento do kernel 5.8 (veja em https://www.adilson.net.br/2020/08/lancado-o-linux-58-mas-nao-atualize-se.html). Finalmente, na manhã desta sexta-feira, surgiu um patch que corrige esta falha em https://github.com/mkubecek/vmware-host-modules/pull/72 . O autor do patch o fez baseado nas correções que foram aplicadas nas versões em desenvolvimento do VirtualBox.

Eu fiz uns testes aqui e tudo funcionou perfeitamente. Não aconteceu nenhum problema do host ter rebootado ou qualquer outro problema relacionado aos módulos. 

Fora isso, o único problema é em um segfault no vmware-modconfig. Mas aí é um problema mais interno entre o vmware e o /proc do sistema operacional. Isso é mais facilmente corrigido. Enquanto não surge uma nova atualização, isso pode ser corrigido com estes dois passos.

  •  Edita o /usr/bin/vmware e, no final do arquivo, deixe comentado estas linhas:

#if "$BINDIR"/vmware-modconfig --appname="VMware Workstation" --icon="vmware-workstation" &&
#   vmware_module_exists $vmmon; then
  exec "$libdir"/bin/"vmware" "$@"
#fi

Só não comenta a linha do exec, que é o que roda o vmware. Já a parte dos módulos, pode usar o script usado em https://www.adilson.net.br/2017/08/resolvendo-o-problema-compilacao-de.html para compilar os módulos de forma manual toda vez em que for compilar ou instalar um kernel novo a partir da versão 5.8.

De qualquer forma, isso resolve o problema do VMware com o kernel 5.8. Já com o VirtualBox, ainda precisamos esperar a liberação da próxima versão estável. Mas, se estiver com pressa, pode tentar a versão em desenvolvimento. Pena que não tem para Debian/Ubuntu, senão isso seria de grande ajuda. [Atualização para sextar de vez no final de tarde] Já foi liberado a versão mais nova do VirtualBox que também dá suporte ao kernel 5.8. Agora sim isso resolve o problema de virtualização no kernel mais recente.

Apesar de ter agradecido lá no tópico do Github, tenho que agradecer o autor do patch, mais uma vez, pela solução:


Quando tiver mais novidades, com o VirtualBox, eu informo aqui.

Tenham um ótimo final de semana e um bom feriado na segunda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário