quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

O CentOS, como conhecemos, chegará ao fim. Mas nem tudo está perdido.

 

Uma péssima notícia para os usuários de CentOS, que é uma distribuição que é uma cópia quase  exatamente igual ao Red Hat Enterprise (Só tem alguns ícones e arte trocados e outras poucas coisas. Mas o resto é igual). A última versão do CentOS é a 8 que é exatamente igual ao Red Hat 8. Isso até o final de 2021 quando será descontinuada e ficará apenas o CentOS stream. Para entender melhor, vamos ver a história do CentOS.

O CentOS nasceu justamente por uma coisa que o Red Hat Enterprise Linux (Também conhecido como RHEL) tinha de desvantagem: As atualizações vinham por uma sistema de assinatura, no qual pagava para ter suporte. Nem todo mundo tinha condições de pagar então a comunidade pegou o código-fonte (É quase tudo Software Livre, exceto os logos e a marca Red Hat), recompilou tudo, adicionou um novo logo e uma nova marca e, assim nasceu o CentOS.

Neste ponto a Red Hat não podia fazer nada já que é software livre a comunidade podia fazer o que quiser com o código. Isso foi em 2004. A grande vantagem do CentOS é que é um sistema tão estável quanto o RHEL original por ser exatamente um clone.

Dez anos depois, vendo que o CentOS fazia muito sucesso, a Red Hat resolveu patrocinar o sistema. Juntamente com isso os direitos das marca CentOS foi transferido para a Red Hat e o sistema foi considerado uma versão comunitária do RHEL, só com o suporte da comunidade. De qualquer forma ainda continuava como um clone do RHEL.

Só que, em 2018, a IBM compra a Red Hat. Algo que surpreendeu muita gente. É muito dinheiro investido e a comunidade achando que não iam mexer no CentOS. Só que acabaram mexendo recentemente.

Um anúncio, nesta semana, marca o fim prematuro do CentOS 8 para o final de 2021, deixando apenas o CentOS Stream. O CentOS Stream é uma versão rolling release do CentOS no qual as atualizações mais recentes irão direto para ele antes de ir para o RHEL. Para entender melhor vou deixar um gráfico tirado do link https://itsfoss.com/centos-stream-fiasco/

A figura mostra o modelo de desenvolvimento atual do CentOS. Tudo começa no Fedora, que repassa tudo para o Red Hat e, a partir dele , é clonado para o CentOS. Esse é o "Current release cycle".

A partir de 2021 vem o "Next release cycle". Tudo que vem do Fedora vai tanto para o Red Hat quanto para o CentOS. Só que o CentOS não será igual ao Red Hat. E é aí que a comunidade ficou enfurecida já que não terão mais o mesmo servidor estável quanto o RHEL.

Vou perder o servidor estável que criei em CentOS 8

Mas, nós estamos no mundo do software livre. E, como todo software livre, se um projeto não está mais agradando a comunidade, vamos partir para um fork. E é isso que o criador original do CentOS, que não gostou do destino da sua criação, está fazendo agora.

E assim vai nascer o Rocky Linux

De acordo com https://news.itsfoss.com/rocky-linux-announcement/, o Rocky Linux pretende ser o que o CentOS vai deixar de ser: Uma distribuição 100% compatível com o RHEL. Ou seja, mais um clone no qual ficaria de igual para igual com o sistema original.

Por enquanto já tem um repositório vazio no Github. Ainda está tudo no início. Mas espero que logo ninguém mais tenha preocupação para migrar do CentOS para Oracle, Debian, Suse ou qualquer outro sem ter que formatar e refazer tudo de novo.

Mais informações:

Tenham uma boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário