sábado, 27 de março de 2021

O bloqueio do Canal de Suez não é a primeira "barbeiragem" do Ever Given.

 

Fonte: https://twitter.com/AirbusSpace/status/1375078054884749318


Nesta semana o mundo, ainda todo enrolado com essa pandemia, enfrenta agora mais um novo problema provocado por um encalhe de um super porta-contêineres que bloqueou uma das mais importantes rotas entre a Ásia e a Europa.

O nome do navio é Ever Given, da empresa Evergreen que, segundo eles, devido a ventos fortes, o navio desviou e acabou se esbarrando em um banco de areia, bloqueando totalmente a passagem do canal.

E não dá para passar.


A situação é tão complicada que a rota alternativa dos navios, tanto na ida quanto na volta, terá que ser uma que foi feita, pela primeira vez, por Vasco da Gama, em 1498, que é contornar o Cabo da Boa Esperança.


Fonte G1 e JN: Para o Brasil não faz muita diferença mas, para a Europa o caminho é mais longo.

E, por ser uma rota mais longa e cara, que fizeram o canal de Suez, ainda no século XIX. Mas este problema de ventos carregando um grande navio não é o primeiro do Ever Given. De acordo com https://www.mopo.de/hamburg/frachter-rammt-faehre-knapp-an-der-katastrophe-vorbei-32016794, em fevereiro de 2019, este mesmo navio, ao sair do porto de Hamburgo, na Alemanha, acabou batendo em um pequeno ferry boat, como mostra este vídeo abaixo:


E impacto foi em cima do barco.


Praticamente acabou com o barco.

Segundo os relatórios apresentados, a causa da colisão com o ferry boat eram ventos fortes que empurrou o Ever Given contra a pequena embarcação.

E, dois anos depois, essa nova ventania no Egito empurra o barco fazendo ele encalhar atravessado no Canal de Suez.


É muita coincidência, mais uma o capitão pode pedir música para o Fantástico. A única diferença entre os dois incidentes e no tamanho do prejuízo. Enquanto em Hamburgo a perda é apenas de um pequeno barco, no Egito o prejuízo já está em torno de alguns bilhões de dólares.


Tenham um bom final de semana.

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